
O diretor de cinema de Taquara, Muriel Paraboni, conquistou seis prêmios na 17ª edição do Bucharest Shortcut Cinefest, na Romênia, com o curta Entardecer. O festival aconteceu em dezembro e o resultado foi divulgado no começo deste mês. A obra conquistou as distinções de melhor filme experimental e foi vice-campeã em filme, direção, montagem, fotografia e trilha original.
Finalizando em setembro de 2016, o curta-metragem tem conquistado a crítica em festivais internacionais. Recebeu o Prêmio Especial do Júri – Destaque em Direção no 12º Blow-Up Chicago International Arthouse Film Festival e Menção Honrosa no Experimental Fórum, de Los Angeles, ambos eventos dedicados ao cinema artístico e experimental. Também fez parte das seleções oficiais do Hong Kong Arthouse Film Festival e do 14º Festival Internacional Signes de Nuit – Paris, onde foi exibido em novembro, integrando as listas dos melhores em sua categoria no Log Angeles Cinefest, em setembro, e do Ibiza CineFest, em novembro.
O roteiro segue as memórias de um casal, interpretado por Leonardo Machado e Tatiana Bianquin, que revive momentos de suas vidas transfigurados na paisagem de uma praia. No declinar das luzes do entardecer, memórias e antigos silêncios se confundem com a cadência das águas. Muriel conta que o curta é resultado de extensa experimentação com as linguagens de cinema, teatro e artes visuais, envolvendo procedimentos de pintura, desenho e vídeo-projeção.
A obra demorou cinco anos para ser concluída e foi produzida de forma quase artesanal. A maior parte das filmagens aconteceu em dezembro de 2013, em Torres e Três Coroas, reunindo cerca de 20 pessoas. Novas imagens foram realizadas em 2014, enquanto o filme era montado.


