Geral

Mapa apresenta diversidade produtiva do interior de Taquara

Cada um dos distritos foi mapeado sobre as suas produções mais expressivas.

Tendo como objetivo principal mostrar à população de Taquara a diversidade produtiva que é encontrada no interior do município, e que foge do conhecimento até mesmo de quem mora na região rural, a administração municipal e o escritório taquarense da Emater/RS-Ascar realizaram um mapeamento de todos os distritos rurais, relacionando as produções mais expressivas de cada região.

Durante a apresentação do mapa rural de Taquara, ocorrida no dia 25 de abril, o supervisor da microrregião Paranhana da Emater/RS-Ascar, Nelson Antonio Baldasso, explicou ao vice-prefeito Hélio Cardoso Neto como o projeto foi desenvolvido. “Durante as pesquisas, nós utilizamos informações obtidas com as instituições ligadas ao meio rural e também coletadas durante as reuniões do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável”, informou Nelson.

De acordo com o chefe do escritório da Emater Taquara, Fernando Campos, uma das características marcantes da diversidade produtiva do município é que ela é muito vasta e dinâmica. “Neste mapa nós elencamos as atividades que geram renda e que possuem caráter histórico e cultural relevantes para as comunidades do interior, além de novas e promissoras atividades”, explicou Fernando.

Também acompanharam a apresentação do mapa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Dircinei Antonelo; o presidente do Legislativo, Guido Mário Prass Filho; o vereador Telmo Vieira; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Osmar Gonzaga; o assistente administrativo da Emater Taquara, Roberto Machado Pacheco; e o engenheiro agrônomo Alexandre Czermak Rick.

Quem tiver interesse em conhecer o mapa rural de Taquara, e a diversidade produtiva de cada distrito, poderá ir até a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, localizada na rua Tristão Monteiro, 1278, no térreo do prédio da prefeitura, no horário das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min.

Executivo, Legislativo, Emater e entidades ligadas ao meio rural apresentam mapa rural de Taquara. Divulgação/Cleusa Silva