Geral

Horta comunitária promove saúde e bem estar em Igrejinha

Espaço fica junto à unidade de saúde do bairro Figueira.
Case de sucesso, horta comunitária será levada para outros bairros da cidade. Divulgação

Talvez quem passe pela rua e veja a fachada da Unidade Básica de Saúde Pedro Ivan Sparrenberger, no bairro Figueira, em Igrejinha, nem imagine que nos fundos da UBS há um espaço que planta saúde e colhe bem estar. Desde novembro, a Unidade mantém uma horta comunitária, coordenada pelos agentes locais de saúde, que tem obtido cada vez mais participação ativa da comunidade.

Horta é coordenada pelos agentes de saúde e mantida pela comunidade do bairro. Divulgação

No espaço são cultivados verduras, temperos, chás e até frutas, assim, há repolho, beterraba, aloe vera, manjericão, cenoura, chuchu, morango e uma série de outras pequenas culturas. “A Horta surgiu do objetivo de aproximar as pessoas que moram aqui na região da UBS e, também, claro, proporcionar uma alternativa de alimentação saudável, pois cultivamos apenas alimentos orgânicos”, explica o agente de saúde Douglas Rodrigues Percoski, um dos idealizadores do espaço.

A comunidade tem total acesso a horta, com liberdade para plantar, colher, mexer na terra, levar sementes ou mudas. “A participação do pessoal tem crescido gradativamente. Tem gente que pede para plantar, ajudar, ou simplesmente deixa mudas de algum chá ou retira tempero para seu almoço, no intervalo do trabalho. Este é justamente nosso objetivo: fazer com que as pessoas se apropriem da horta”, comenta Douglas.

Mexer na terra traz benefícios à saúde e é uma das formas de participar da horta comunitária. Divulgação

Case de sucesso, horta irá inspirar a construção de novos espaços na cidade

Segundo a secretária municipal de Saúde, Simone Amaral, a iniciativa tem alcançado retorno muito positivo junto a comunidade e, por isso, deve ser levada também para outras Unidades Básicas de Saúde. “A ideia aqui é promover saúde através do incentivo à alimentação e adoção de hábitos saudáveis. Diante da consolidação da Horta com a comunidade do bairro, iremos levar este mesmo modelo de projeto a outros locais, começando pela UBS do bairro Vila Nova. Lá também contaremos com a orientação técnica do Horto Alecrim, administrado por Telmo Silva”, informa a secretária.

Como participar da horta

Todas as pessoas interessadas podem ajudar na horta, através do plantio, da doação de mudas, adubos ou sementes, da busca por informações. O espaço está aberto durante o horário de atendimento da UBS Pedro Ivan, de segunda a sexta-feira, e também em sábados pela manhã. Mais informações podem ser obtidas pelo 3545-4650, diretamente com a Unidade.

Horários de atendimento
Segundas, terças e quintas: 7h às 17h
Quartas: 7h às 20h
Sextas: 7h às 11h
Endereço da Unidade Básica de Saúde Pedro Ivan Sparrenberger: rua Carlos Chagas, 40, bairro Figueira.

Equipe da UBS Pedro Ivan é atenciosa na manutenção da horta. Divulgação