Geral

Parobé vai construir estátua em homenagem a Nestor de Paula

Empresário falecido em 2004 foi fundador da Calçados Azaleia.
Empresário parobeense foi fundador da Azaleia, empresa que se tornou uma das principais produtoras de calçados do país. Arquivo

Um dos mais importantes empresários do Brasil terá sua imagem eternizada em Parobé. Na sessão desta quarta-feira (6) da Câmara de Vereadores, os parlamentares aprovaram, por maioria, o projeto de lei 009/2019 que destina espaço na Praça 1º de Maio para a instalação de monumento em homenagem ao fundador da Calçados Azaleia Nestor Herculano de Paula. A proposta foi sugerida ao Executivo pelo vereador Idamir Antônio de Morais (PSDB). Encaminhado pelo prefeito Irton Feller, o projeto tem como objetivo registrar o reconhecimento da trajetória de vida pessoal e profissional do homenageado.

“Esta é uma justa homenagem a um homem que fez muito por nosso município. Parobé se desenvolveu e se tornou a cidade que é hoje, graças aos Calçados Azaleia. Durante sua trajetória, Nestor sempre se preocupou em oportunizar qualidade de vida aos trabalhadores e moradores do município”, afirmou Morais.

No auge de sua produção de calçados na década de 1990 a Calçados Azaleia chegou a empregar mais de nove mil pessoas. Conforme os parlamentares, o grande mérito do empresário foi a manutenção dos valores de respeito ao trabalhador e de uma nova cultura de relacionamento entre empresa e empregado.

“Sempre ouvimos o lema ‘tem gente atrás da máquina’, e de fato, era assim que o trabalhador era tratado na Azaleia durante a administração de Nestor de Paula. Fomos privilegiados em estar em uma empresa que pensava na coletividade”, destacou o vereador Antônio Carlos dos Santos (PDT). Conforme o projeto aprovado, a estátua em homenagem ao empresário deverá ser construída antes do dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador.

Vereador Idamir sugeriu a homenagem, que foi proposta oficialmente pela prefeitura. Divulgação/Eduarda Rocha