
Prefeitos do Vale do Paranhana mantiveram, na última quinta-feira (6), reunião com o vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. Na ocasião, formalizaram pedido de aumento de efetivo para as corporações policiais da região. A iniciativa integrou ações da Associação de Municípios do Vale do Paranhana (Ampara) no sentido de combater e prevenir a criminalidade na região.
Durante o encontro, o presidente da Ampara e prefeito de Igrejinha, Joel Wilhelm, apresentou para Ranolfo o trabalho desenvolvido pela região para viabilizar a realização do curso de formação de novos policiais em Igrejinha. Citou a cedência do prédio pela administração igrejinhense, em 2015, bem como as reformas e adequações custeadas pela Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), culminando com a definição, pela Secretaria de Segurança Pública e o Comando da Brigada Militar, de Igrejinha como um dos municípios-sede do curso de formação.
Joel apresentou um relatório com a defasagem de pessoal por município e solicitou que os alunos formados em Igrejinha fiquem na região, amenizando, assim, a falta de efetivo. Segundo o divulgado pela Ampara, Ranolfo salientou a importância da união dos municípios, pensando como região, e esclareceu que a Brigada ainda está definindo os critérios para a divisão dos formandos, mas assegurou que analisará o pedido da Ampara para que, pelo menos, uma parte dos soldados fique na região.
Também participaram do encontro o secretário-executivo da Ampara, Vinicio Jair Wallauer; o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Igrejinha, Jeferson Corá; o prefeito de Parobé, Irton Feller; o prefeito de Três Coroas, Orlando Teixeira, e seu vice Eraldo Araújo; representando Rolante esteve o secretário de Assistência Social, Habitação e Participação Popular, Diogo Henemann.


