
O trânsito no entroncamento entre as ruas Pinheiro Machado, Picada Gravatá e Santarém, conta com modificações, a partir desta semana. Uma rotatória foi instalada no local. Conforme o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana municipal, Lorival da Rosa, a medida é experimental e visa, além da fluidez do tráfego de veículos, um trânsito mais seguro e coerente.

Rosa explicou que a implantação da rotatória simplifica o tráfego, principalmente para quem não conhece a cidade e precisa se deslocar pelas vias que formam o cruzamento. “A Picada Gravatá é uma via preferencial em quase toda a sua extensão. Só nesse entroncamento, com a Pinheiro Machado, é que tinha a parada obrigatória, o que, de certo modo, causa uma confusão para os motoristas. Acreditamos que a rotatória dará conta desta demanda”, disse.
O secretário destacou que o local terá fiscalização, a mérito de informação e sinalização, por 30 dias. Disse que as conversões estão liberadas em todos os sentidos, diferente de outros pontos da cidade, que proíbem a conversão à esquerda. Segundo o secretário, a rua Picada Gravatá deve ser transformada em uma perimetral, ligando a ERS-239 à ERS-020, passando pela rua Santa Rosa e Professora Pascoalina Faedrich – que devem ser asfaltadas na sequência, conforme informou Lorival.
Duplicação na ERS-239

As obras de duplicação, realizadas na ERS-239, também receberam mudanças nos últimos dias. Quem busca o acesso entre os bairros Mundo Novo e Empresa, pelo trecho da rodovia que está em obras, agora precisa passar por um desvio em frente ao posto de combustível Charrua. A manobra demanda atenção redobrada, já que há máquinas em pleno funcionamento no local.
A duplicação entre o entroncamento com a ERS-020 e a ponte sobre o Arroio Tucanos, iniciada em junho de 2018, soma um investimento de mais de R$ 10,1 milhões, com recursos procedentes da praça de pedágio de Campo Bom. Os serviços são executados pela Dobil Engenharia, contratada por licitação. Nesta quinta-feira (03), o Jornal Panorama fez contato com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para confirmar a previsão de conclusão do projeto. Conforme a assessoria de imprensa da concessionária, a obra deve ser entregue até o fim deste ano, prazo já anunciado em outras duas oportunidades.



