Geral

Eleitores de Parobé elegerão novo prefeito para mandato até 31 de dezembro

Pleito suplementar ocorrerá neste domingo (8) e conta com cinco candidatos.

A eleição suplementar, que escolherá o quarto prefeito a comandar Parobé em menos de quatro anos, ocorrerá neste domingo, dia 8 de março. O pleito ocorre após o ex-prefeito Irton Feller (MDB) ter seu mandato cassado, devido a supostas irregularidades cometidas enquanto era presidente da Companhia Riograndense de Artes Gráfica (Corag), em 2006, momento em que suas contas foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o que incidiu na lei da Ficha Limpa.

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), estão aptos para disputar os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente: Moacir Jagucheski (Cidadania/PP/MDB) e Andreia Henemann (Cidadania/PP/MDB); Diego Picucha (PDT) e Alex Bora (PL); Maristela Rossato (PT) e Lodeir Santos, o professor Lodeir (PT); Olavo de Vargas (PTB) e Nadir da Silveira, conhecido como Zé do Outo (PTB); e Gilberto Gomes (Republicanos) e Denilson Goulart (Republicanos). Deverão ir às urnas 38.331 eleitores, distribuídos em vinte e cinco locais de votação.

De acordo com o Cartório Eleitoral de Taquara, responsável pela comarca de Parobé, a votação acontecerá em vários colégios eleitorais (confira a lista das escolas abaixo) e terá início às 8 horas e encerrará às 17 horas deste domingo (8). Eleitores que estiverem viajando, estudando fora ou tenham mudado de município, mas ainda votam em Parobé, deverão justificar seu voto após a eleição. Em virtude de o pleito estar ocorrendo somente nesse município, a justificativa deverá ser feita através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no endereço eletrônico http://www.tre-rs.jus.br/, para manter seu título em dia.

Em relação aos casos de eleitores que ainda não realizaram a biometria, que foi encerrada no dia 11 de dezembro de 2019, o votante poderá participar normalmente da eleição suplementar, do dia 8 de março. Porém, no mês de outubro de 2020, quando ocorrerão novas eleições em todo o país, os sufragistas deverão realizar a biometria para poderem participar. Para isso, os eleitores parobeenses deverão procurar o Cartório Eleitoral de Taquara para regularizar seu título.  

NO AR ?
O Jornal Panorama e a Rádio Taquara estarão acompanhando o dia da eleição trazendo informações através de notícias no site, lives no Facebook direto dos principais locais de votação e flashes ao vivo na Rádio Taquara 1490 AM.

Serviço:

  • Eleição suplementar: domingo (8/03);
  • Horário de votação: das 8 horas da manhã às 17 horas;
  • Quem não fez a biometria poderá votar? Sim. Somente na eleição suplementar;
  • E quem não puder votar? O eleitor deverá justificar seu voto, após a eleição, no site do TRE;
  • Apuração e resultado: a partir das 17 horas; (haverá divulgação do resultado no site do Jornal Panorama e através da Rádio Taquara).

Confira a lista de escolas onde haverá urnas eletrônicas para a votação:

  • E.E.E.F. Nilo Carlito Koetz;
  • E.E.E.M. João Mosmann;
  • E.M.E.F. Noemy Fay dos Santos;
  • E.M.E.F. Idalino Pedro da Silva;
  • E.M.E.F. João Muck;
  • E.M.E.F. Moisés de Souza Pires Mosmann;
  • E.M.E.F. Artuíno Arsand;
  • E.E.E.M. Engenheiro Parobé;
  • E.E.E.M. Adelina da Cunha;
  • E.M.E.F. Leopoldo Frederico Willers;
  • E.M.E.F. Maria Francisca da Silva;
  • E.M.E.F. Getúlio Dorneles Vargas – Caic;
  • E.M.E.F. Maltus Krummenauer;
  • E.M.E.F. Romilda Sibel Renck;
  • E.M.E.F. Marieta Melita da Silva;
  • E.M.E.F. Padre Afonso Kist;
  • E.M.E.F. Waldomiro A. Scheffel;
  • E.M.E.F. Jorge Fleck;
  • E.M.E.F. Diniz Martins Rangel;
  • Sociedade Cultural e Recreativa de Parobé;
  • Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa;
  • Associação de Moradores do Residencial Azaléia;
  • Barracão Comunidade Católica do Centro;
  • Barracão Católico do Poço Fundo.