Geral

Implantação de novas barragens no Rio Paranhana volta a ser assunto em Três Coroas

Segundo a prefeitura, até o momento, não existe nenhum projeto protocolado dando conta da construção de barragens.

Na tarde da última sexta-feira (8), alguns representantes do Turismo de Três Coroas estiveram na prefeitura, com a intenção de esclarecer um assunto, que mais uma vez volta a ser pauta na cidade, o uso da barragem para geração de energia.

O rafting, um dos principais atrativos turísticos da cidade e que movimenta a economia local, depende da normalidade do rio para seu funcionamento. A ideia inicial do projeto da Barragem das Laranjeiras, é que seria uma hidrelétrica, porém, o projeto nunca gerou energia. Assim, a empresa responsável pretende construir um sistema de barragem após o perímetro utilizado pelo rafting.

Desta forma, o assunto voltou à tona quando alguns proprietários de terra começaram a receber visitas, com ofertas de possível arrendamento de suas propriedades, que ficam junto às margens do Rio Paranhana. O secretário de Planejamento, Eduardo Kellermann, foi enfático dizendo que até o momento não existe nenhum projeto protocolado nem para ser executado, neste sentido.

Estiveram presentes na reunião Teriana Selbach, presidente da ABETA; Cristian Krumennauer, presidente do Conselho de Turismo e Ênio Winkler, representante da Asteca.

Membros de empresas de turismo voltam a manifestar preocupação com projetos de barragens no Rio Paranhana. Divulgação / Diego Land