Geral

Gerente da Corsan explica água esbranquiçada em bairro de Taquara

Segundo Aurélio Pereira, aumento da pressão vem causando o problema.

Moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, de Taquara, procuraram a reportagem da Rádio Taquara nesta quinta-feira (10) relatando problema na coloração da água distribuída pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) há cerca de um mês. Segundo o relato, a água está chegando esbranquiçada, o que causou preocupação sobre eventual aumento do nível de cloro ou da potabilidade do líquido. Mas, a Corsan assegura que a água está dentro das condições normais para consumo.

O gerente da unidade da companhia em Taquara, Aurélio Rocha Pereira, explicou que houve uma obra recente para melhorar a distribuição no bairro, em função das constantes reclamações de falta de água e de pressão baixa. Com a nova conexão na rede, aconteceu um aumento drástico na pressão da água no bairro.

Segundo Aurélio, é essa pressão maior que provoca a cor branca na água, devido à quantidade de ar na rede. Em um material informativo, a Corsan explica que a água que entra com pressão, mistura-se com o ar de dentro da tubulação, criando microbolhas, que acarretam a mudança momentânea da cor.

Aurélio assegurou que não se trata de cloro, até porque, segundo ele, esse material é incolor, sendo, portanto, imperceptível na água. O gerente ainda assegurou que a Corsan faz monitoramento diário da qualidade da água distribuída no município e todos os testes garantem os indicadores preconizados para condições de segurança e consumo. Aurélio ainda mencionou que foi preparado um material explicativo, disponível na unidade, para ser entregue aos moradores.