
Covid-19: o que fazer para se cuidar
Estamos na fase mais aguda da pandemia de Covid-19. O Rio Grande do Sul vem batendo recordes de mortes diárias e as UTIs do estado operam acima da capacidade. Isso significa que, se você infartar ou se acidentar de carro, talvez não encontre vaga em hospital. Com um pouco de sorte, haverá um leito improvisado em enfermaria ou outro setor, mas sem todos os recursos necessários para tratamento intensivo.
Eu poderia aproveitar esta coluna para esmiuçar os fatores que nos trouxeram até aqui. Reclamaria de quem fez festa no Carnaval. Acusaria certos governantes de ineficiência na condução da crise.
Porém, nenhum lamento diminui a gravidade da situação.Há um vírus letal circulando por aí, com potencial de sofrer novas mutações a ponto de ficar mais contagioso, mais resistente e mais agressivo. Jovens já apresentam quadros severos da doença. Tem até criança morrendo pelas complicações do SARS-Cov-2.
Precisamos nos cuidar. Por isso, utilizo o espaço de hoje para reforçar informações, afinal é o que minha trajetória acadêmica e minha experiência profissional me ensinaram a fazer. Como não sou especialista em medicina, recorro às fontes fidedignas. No caso, a Organização Mundial da Saúde, maior autoridade do planeta no assunto.
As orientações abaixo foram retiradas do site da OMS. Elas se baseiam em diversas pesquisas, realizadas no mundo inteiro, e passaram pelo escrutínio de cientistas. São, portanto, a maneira mais correta de lidar com o coronavírus. Acompanhe:
O que FUNCIONA para diminuir as chances de contágio por Covid-19:
– Preservar o distanciamento físico de pelo menos um metro entre as pessoas;
– Usar máscara bem ajustada ao rosto, tapando nariz e boca;
– Manter os ambientes abertos e ventilados;
– Evitar aglomerações e contato próximo com terceiros;
– Lavar as mãos com frequência;
– Cobrir o rosto com o antebraço ou usar um lenço na hora de tossir ou espirrar;
– Ficar em casa se estiver com sintomas gripais (para não infectar os outros).
O que NÃO FUNCIONA para prevenir ou tratar o coronavírus:
– Tomar banho de sol;
– Limpar o nariz com solução salina;
– Comer alho, pimenta ou outros temperos fortes;
– Tomar banho com água quente;
– Tirar os sapatos antes de entrar em casa (ainda que esse hábito seja ótimo para diminuir a quantidade de sujeira que vem da rua);
– Secar as mãos com secador automático (porque o vírus não morre só com ar quente. Tem que usar água e sabão);
– Ingerir suplementos de vitaminas e minerais (que podem melhorar a imunidade, mas não têm ação específica contra Covid-19);
– Utilizar qualquer medicamento sem prescrição médica, principalmente antibióticos;
– Beber álcool, água sanitária ou outro desinfetante, mesmo que em doses pequenas. Gente, isso é perigosíssimo para a saúde! Quando vamos parar de acreditar em correntes de WhatsApp?!?!
Enfim, espero que a lista acima não tenha sido novidade para você. Se foi, espero ter ajudado. Sei que estamos todos tensos e cansados do cenário atual, mas não existe solução milagrosa nem saída rápida para esse problema. Enquanto a vacinação em massa não chega, resta-nos apenas tomar cuidado.
Por Rafael Tourinho Raymundo
Jornalista, de Taquara
[Leia todas as colunas]


