Geral

Vale do Paranhana cria 1.197 empregos em outubro e chega a 5,1 mil vagas no ano

Balanço do governo federal mostra que Taquara lidera a geração de empregos em 2021.

O Vale do Paranhana fechou o mês de outubro com a geração de 1.197 vagas de emprego com carteira assinada. Os números são do governo federal e foram divulgados nesta quarta-feira (1/12) pelo Ministério do Trabalho. São apurados por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), um instrumento de preenchimento obrigatório por parte das empresas. A estatística mostra, ainda, que, até outubro, os seis municípios da região abriram 5.142 vagas formais de emprego.

A evolução mensal do mercado de trabalho mostra o impacto da pandemia. Janeiro e fevereiro começaram com crescimento significativo na criação de empregos formais, mas, depois, nos meses de março, abril e maio despencaram as vagas na região. Nestes três meses, houve um recrudescimento da pandemia, inclusive com o novas restrições às atividades. A partir de junho, a economia começou a recuperação. Abaixo, o gráfico com a evolução mensal da criação de empregos na região.

No desempenho por municípios em outubro, a liderança na criação de empregos foi de Parobé, seguido de Igrejinha. Taquara, Três Coroas e Rolante completam a sequência positiva. Riozinho teve saldo negativo no mês de outubro (veja tabela abaixo).

Fazendo a análise do ranking regional durante todos os meses do ano (tabela abaixo), a liderança na geração de empregos formais é de Taquara. Depois, aparece Igrejinha, seguido de Rolante, Três Coroas, Parobé e Riozinho.

Setores econômicos

No recorte por setor da economia, durante o ano de 2021, a indústria segue responsável pela criação da maior parte dos empregos da região. Depois, aparece o setor de serviços, o comércio e a agropecuária. A construção civil está com saldo negativo no Paranhana (veja tabela abaixo).