
Realizada na última sexta-feira (20), no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), a terceira edição do Seminário Regional de Iniciação Científica do Vale do Paranhana contou com a participação de mais de 300 educadores da rede municipal dos municípios de Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara e de Três Coroas.
Logo após a abertura do evento, promovido com a finalidade de oportunizar um momento de incentivo à Educação Científica na educação básica, com práticas, reflexões e trocas de conhecimentos, os professores puderam conferir as palestras “Educação Integral e as proposições de Educação Científica no Município de Parobé”, com Professora Ms. Joana D´arc Wittmann; “Pelos caminhos da pesquisa: A ciência como espaço da produção do saber”, com a coordenadora das ações de Iniciação Científica da Faccat, professora Drª Patrícia Fernanda Carmem Kebach; “A pesquisa na escola e a Mostratec”, com Lílian Amorim Pinheiro; “Abordagem prática da pesquisa em sala de aula”, com a professora Drª Lorita Lorita Aparecida Veloso Galle, da Faccat.
À tarde, ocorreram as oficinas temáticas. A organização desta edição foi da Prefeitura de Parobé, com apoio da Faccat e secretarias municipais de Educação das cidades do Vale do Paranhana.
Protagonismo no ensino
Na avaliação do professor José Breno da Cruz é preciso que o aluno assuma o protagonismo no ensino.
“Em todo o Brasil está havendo um movimento pela pesquisa. A formação continuada dos professores é fundamental para aprimorar a qualidade no ensino e na pesquisa científica”, destaca o professor.
A secretária municipal de Educação de Parobé, Joana D´Arc Wittmann, explica que o Seminário Regional de Iniciação Científica do Vale do Paranhana é itinerante e que, a cada edição, um dos municípios da região se torna o responsável pela organização.
“É dever da gestão pública reconhecer percursos da Educação e identificar aquilo que os professores precisam. Parobé tem muitos trabalhos que estão sendo desenvolvidos, com vários eixos, que estão fazendo a diferença na educação científica”, revela a secretária Joana, que também é a vice-presidente da Ampara.
O vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Faccat, prof. Dr. Roberto Morais, ressalta que a Instituição trabalha há mais de 20 anos com pesquisa.
“A Faccat já tem uma grande trajetória com a pesquisa científica desde os anos iniciais. Espero que todos possam aproveitar muito as palestras e oficinas”, almeja professor Roberto.
“A nossa região tem potencialidades muito grandes e tem grandes desafios. Os educadores são os agentes de transformação. Se não existissem os professores, nada aconteceria”, destaca o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, enfatizando ainda que a tecnologia é fundamental, mas que o professor é essencial e indispensável.
Além do diretor-geral da Faccat, Delmar Backes; do vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Faccat, prof. Dr. Roberto Morais; e da secretária municipal de Educação de Parobé, Joana D´Arc Wittmann; também estiveram presentes a secretária municipal de Educação de Igrejinha e presidente da Ampara, Cristiane Martin; a secretária municipal de Educação de Taquara, Carla Silveira; a secretária municipal de Educação de Três Coroas, Marinês Fey; o secretário municipal de Educação de Riozinho, Gilnei dos Santos; a diretora de Educação de Rolante, Jéssica da Silva; a coordenadora da Mostratec Júnior 2022, Lílian Pinheiro; o professor e um dos idealizadores do evento, José Breno da Cruz, e a coordenadora do programa Residência Pedagógica (RP) da Faccat, professora Marlene Soder Ressler, além dos acadêmicos da Faccat, que são integrantes dos programas PIBID e RP, e coordenadores dos cursos de História, Letras, Matemática e Pedagogia da Faccat.





