
Programada para ocorrer nos dias 16 e 17 de agosto, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min, na Sociedade 5 de Maio (localizada na rua Guilherme Lahm, 1568, no Centro), a sexta edição da Feira Municipal de Iniciação Científica de Taquara (Femicta) reunirá 84 projetos dos estudantes, das três redes de ensino do Município. As cerimônias de premiação dos melhores projetos ocorrerão nos dois dias, às 18h30min, sendo no dia 16, das categorias que envolvem as categorias da Educação Infantil e no dia 17, das demais categorias.
“Estimular o estudo científico, a pesquisa desde cedo às crianças é muito importante, pois favorece o processo de aprendizagem, instiga a curiosidade, ajuda o aluno a elaborar os seus próprios conceitos. Muitos de nós só fomos ter contato com projetos de âmbito científico durante a faculdade, por isso ficamos felizes em proporcionar aos nossos estudantes esta etapa que os auxiliará em sua vida pessoal, acadêmica e profissional”, observa a prefeita Sirlei Silveira.
Ao todo 32 escolas participarão da Femicta, sendo 29 municipais, duas privadas e uma estadual, e 84 projetos das redes municipal, estadual e privada estão inscritos nas categorias Educação Infantil (23 projetos), Ensino Fundamental (57 projetos), Ensino Médio (quatro projetos) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento é organizado pela Administração Municipal de Taquara, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece).
“Entendemos que a relação da iniciação científica desde a Educação Infantil fomenta nos nossos alunos este protagonismo, este aprendizado através da experiência, da pesquisa fazendo com que se engajem e possam de fato aprender de uma forma diferente e com maior autoria. Este momento também é a culminância das feiras que aconteceram no âmbito escolar mostrando cada trabalho desenvolvido nas escolas como forma de valorizar as crianças e os nossos professores”, relata a secretária da Smece, Carla Silveira.

Avaliação e Premiação
Todos os projetos participantes têm um professor-orientador e podem ter um coorientador; sendo desenvolvidos pelos alunos conforme o projeto pedagógico da escola. Cada projeto será avaliado por, no mínimo, dois avaliadores definidos pela Comissão Organizadora.
Serão considerados aspectos para avaliação: o uso adequado de metodologia científica; documentos sobre resumo, relatório de pesquisa, caderno de campo e outros registros; apresentação visual do estande; apresentação oral do projeto em relação ao desempenho dos alunos e a relevância científica e social do projeto.
Todos os projetos receberão certificado de participação e os professores-orientadores e coorientadores receberãom certificado de 20 horas. Os dois projetos com maior avaliação das categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ano ao 3º ano, 4º ano ao 6º ano e 7º ano ao 9º ano) e Ensino Médio receberão troféu e credenciais para a Mostratec Júnior 2022. Na categoria EJA, em todos os níveis da educação de jovens e adultos, o trabalho com maior pontuação receberá troféu de Projeto Destaque.
“A iniciação científica é parte fundamental do desenvolvimento e do conhecimento do ser humano. Oportunizar aos alunos esta experiência, promove seu protagonismo, leva a inúmeras descobertas e oportuniza a socialização. Ver a alegria e realização de cada aluno ao apresentar suas construções e saberes nos deixa muito felizes”, reitera a coordenadora da Femicta, Tais Oliveira Martins.
Mostratec
A Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, e ocorrerá de 24 a 28 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo.
No evento, são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Além da exposição de projetos, a Mostratec conta com eventos integrados como Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET), Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. A cada ano aumenta o número de visitantes e participantes, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.


