
Na próxima quarta-feira (31), em Taquara, o Programa Família Acolhedora dará início a uma capacitação direcionada às famílias que estão inscritas e famílias interessadas em se inscrever no programa. Interessados podem entrar em contato com o Serviço Família Acolhedora, pelo telefone (51) 3541-4184.
Durante os encontros, que terão 20 horas de atividades, conhecimentos e formação, serão abordados temas como acolhimento familiar, desenvolvimento infantil, adolescência, família e suas múltiplas configurações, entre outros.
A capacitação ocorrerá nos turnos da noite, no espaço de atendimento do programa, na rua Ernesto Alves, 2785, no bairro Jardim do Prado, e será ministrada pelas técnicas responsáveis pelo atendimento às famílias, a assistente social Bárbara Sarmento, a psicóloga Carine Dall’Aqua e a psicóloga Caroline Britto.
“É importante que as famílias interessadas em acolher entendam a importância dessa atitude e do seu papel, por isso escolhemos o turno da noite para oportunizar a quem trabalha participar desse momento. Durante a capacitação as famílias serão acompanhadas e avaliadas para estarem habilitadas para o acolhimento”, informa a coordenadora do Programa Família Acolhedora, Caroline Britto.
A capacitação também conta a presença de convidados como a promotora Dra. Fabiane Cioccari e a pedagoga Elen Fernanda de Lima.
Segundo Caroline, até o momento há três famílias inscritas no programa.
“Estas famílias estão super dispostas a acolher em seus lares crianças e adolescentes que estejam precisando desse carinho e entendem a importância do serviço e de sua participação para a sociedade. Acreditamos ser importante a população perceber a importância do acolhimento familiar. Toda criança e adolescente quer ser olhado e cuidado, toda pessoa necessita ser amada e, nesse momento, tão delicado em que essas crianças e adolescentes são afastados de sua família, é extremamente relevante estarem protegidas, com pessoas que possam acolher suas angústias, tristezas, inquietações, enfim, respeitar e atentar sua individualidade com amor”, revela a coordenadora.


