Geral

Projeto conscientiza alunos e realiza plantio de árvores no Parque das Laranjeiras em Três Coroas

Até o momento foram plantadas 146 árvores com a participação de alunos de três escolas municipais.

Fotos: Everton Streit/Prefeitura de Três Coroas

Mais um mutirão do Projeto Rio Paranhana: Eu Amo, Eu Cuido foi realizado na terça-feira, 30. Este projeto é uma iniciativa da Adminstração Municipal que integra a quarta etapa do VerdeSinos, ação coordenada pelo Comitesinos, desde 2009. Em Três Coroas, o projeto conta com a parceria de diversas instituições incluindo Emater, Sindicado das Indústrias do Calçado, Associação Trescoroense de Canoagem, Brasil Raft Agência de Turismo, TrescoPark e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Desta vez o mutirão foi no Parque das Laranjeiras, com a participação de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II e alunos de canoagem da Asteca, onde foram plantadas 50 árvores. Já ocorreram plantio de 40 árvores nas dependências do Brasil Raft Park, com a participação dos alunos da Escola Municipal Frederico Ritter, e plantio na área verde pública do bairro Vila Nova de 56 árvores, quando participaram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido Rondom.

A intenção dos plantios é promover a educação ambiental com atividades práticas e instrutivas sobre ecologia e ainda contribuir para a restauração das matas ciliares. As árvores devem ser plantadas, sempre com a presença dos alunos, pois além de colocarem a mão na terra recebem uma verdadeira aula sobre ecologia e desenvolvimento sustentável e a importância de cuidar do meio ambiente.

Para Fernando Jaeger Soares, biólogo da Prefeitura, “essas atividades são primariamente pedagógicas com a participação ativa das professoras. Muitos alunos que participaram não conheciam os locais visitados, nem os conceitos tratados durante as explicações. Muitos nunca plantaram uma árvore antes. Além disso, o espírito de equipe para concluir uma ‘obra’ é muito gratificante de se observar.”

Até o momento foram plantadas 146 árvores de forma divertida e instrutiva. No projeto ainda estão planejadas atividades de melhoria da gestão de resíduos sólidos, plantio de hortas comunitárias, cisternas para coleta de água da chuva e um evento de celebração dos resultados. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2023.