

















Fotos: Éder Zucolotto/Prefeitura de Parobé
Em uma celebração que combinou fé e tradicionalismo, a Missa Crioula que aconteceu no 20 de Setembro, no CTG Azaléia, foi uma das atrações da Semana Farroupilha de Parobé.
A celebração é uma missa católica adaptada em linguagem, ritmo, estilo e símbolos tradicionalistas gaúchos. Ela tem o mesmo sentido espiritual e religioso de uma missa tradicional, mas pelas suas características particulares recebe a denominação de Missa Crioula.
Celebrada pelo padre Henrique Neis, o rito contou com o linguajar típico dos pampas e cânticos entoados em ritmo gaúcho. Entre os momentos mais emocionantes da Missa Crioula, esteve o que relembrou um dos mais marcantes episódios da história do Rio Grande do Sul: a guerra entre Maragatos e Chimangos.
Como a missa busca trazer a paz e a compreensão entre todos, os homens que participaram da missa depuseram suas armas defronte ao altar, e dois jovens, simbolizando cada lado da disputa, entrelaçaram na cruz os lenços vermelho (Maragato) e branco (Chimango).


