Geral

Revitalização do Monte da Fé é inaugurada em Igrejinha

Também foi realizada a pavimentação de pedra irregular na rua que dá acesso à cruz e a pavimentação de bloco de concreto no trecho final da subida à cruz
Fotos: Cleusa Silva/Rádio Taquara

Realizada na tarde desta quarta-feira (12), a inauguração da obra de revitalização do Monte da Fé, em Igrejinha, reuniu a presença de diversas autoridades municipais, pessoas que fizeram parte da história e construção do espaço, além da comunidade e visitantes do local.

De acordo com o projeto, que teve como objetivo fomentar o turismo e valorizar a fé, foram investidos mais de R$ 550 mil, parte advinda de recursos próprios do Município e parte de emenda parlamentar, através do Ministério do Turismo.

Conforme a prefeitura de Igrejinha, foram realizadas melhorias no entorno da cruz, como mirante, escadaria de acesso a cruz, bancos para lazer, banheiros e copa, iluminação e manutenção da própria cruz, que devido às ações do tempo contava com danificações. Também foi realizada a pavimentação de pedra irregular na rua que dá acesso à cruz e a pavimentação de bloco de concreto no trecho final da subida à cruz.

Durante a cerimônia, o secretário de Turismo e Cultura, Juliano Müller, destacou que o Monte da Fé é o elo que conecta duas das áreas importantes para Igrejinha: o turismo e a religiosidade.

“Desde que foi construído, o Monte da Fé tem sido buscado pelos visitantes, tanto pela vista que oferece do vale, quanto pelo espaço que é utilizado para a demonstração das manifestações de fé e religião. É uma oportunidade de encontrar-se com si mesmo, estimulado pela exuberante beleza natural. Agora  passará a ter melhor infraestrutura no local, indo ao encontro das demais ações que já vêm sendo realizadas em busca do aprimoramento do turismo da cidade”, comemora Juliano.

Além das melhorias realizadas, o espaço também passou por processo de licitação pública para a concessão que permitirá a venda de ingressos, alimentos e souvenirs.

Para o prefeito Leandro Hörlle, os investimentos realizados no Monte da Fé deram ao espaço uma nova perspectiva.

“O Monte da Fé sempre foi muito visitado pela comunidade de Igrejinha e região e com todas as melhorias que foram realizadas, ele certamente continuará a atrair cada vez mais pessoas. Esse é o nosso objetivo, fazer com que Igrejinha explore cada vez mais os potenciais turísticos que tem”, reforça o prefeito de Igrejinha.

Localizado em Serra Grande, interior do Município, o Monte da Fé, também conhecido como Morro da Cruz, está aberto ao público com venda de ticket de entrada, no valor de R$ 5,00 por pessoa, com cobrança de meia entrada para moradores de Igrejinha (mediante apresentação de título de eleitor), crianças menores de 12 anos de idade, e idosos a partir de 60 anos de idade.