Geral

Ações do Desapega voltam a ser realizadas em Igrejinha

Com a proximidade do verão, o município retoma as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti
Foto: Divulgação/Prefeitura de Igrejinha

Desde a semana passada, voltaram a ser realizadas em Igrejinha as ações de “Desapega”, que fazem parte da campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. As atividades são promovidas pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Obras e demais secretarias do município.

“O Desapega é uma ação coletiva de prevenção e combate à dengue. Percebemos que uma das principais formas de combater a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes-Aegypti  seria eliminando possíveis focos, então unindo equipes saímos às ruas para conscientizar a população e descartar criadouros do mosquito, que são principalmente objetos que podem reter água parada”, explica Vinicio Wallauer, secretário de Saúde de Igrejinha.

O Desapega é realizado sempre aos finais de semana, principalmente nas épocas mais quentes do ano e é feito de forma periódica, conforme pré-organização da Secretaria de Saúde. Em cada dia de ação é estipulada uma região específica para ser visitada, com critérios definidos pela Vigilância Epidemiológica da cidade.

Segundo a prefeitura de Igrejinha, além do Desapega, segue sendo realizado um acompanhamento constante no município, com visitas dos agentes de endemia à população, recolhimentos de entulhos, limpeza de bueiros, atendimento de denúncias, além de diversas ações de conscientização nas escolas e nas Unidades Básicas de Saúde e demais espaços da cidade.

O prefeito Leandro Hörlle lembra que o combate à dengue é um dever de todos.

“Sabemos que os dias de Desapega são muito importantes para nossa cidade no combate ao mosquito Aedes Aegypti, mas não temos dúvida de que esse esforço só alcançará seu resultado máximo com o apoio e participação de toda a população, que tem em mãos o papel de estar sempre atenta a qualquer possível criadouro do mosquito. Quando trabalhamos juntos, somos muito mais fortes”, ressalta o prefeito de Igrejinha.

A primeira ação de retomada do Desapega, que ocorreu no dia 18, foi realizada nas ruas do bairro Acácias.