Geral

Secretário de Cultura de Igrejinha realiza atividades durante viagem a Brasília

O secretário participou, ao longo de cinco dias, de debates sobre o Plano Nacional de Cultura e as Políticas Públicas em todo o país
Fotos: Divulgação/PMI

Representando Igrejinha e a região do Paranhana, componente da delegação sul-rio-grandense na 4º Conferência Nacional de Cultura e ainda como coordenador de Relações Institucionais do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (CODIC Famurs), o secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Müller esteve na Esplanada dos Ministérios e no Congresso Nacional cumprindo agenda sobre o Desenvolvimento Econômico através da Cultura no Brasil.

Acompanhado de artistas e trabalhadores da Cultura, Juliano reuniu-se com o senador Paulo Paim (PT) em busca da aprovação do Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura (que estava na pauta de votação) e entregou a Carta do 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura, que aponta as orientações para a gestão pública de Cultura nos municípios gaúchos, buscando apoio na implementação de soluções.                  

Na quarta-feira (6), o secretário acompanhou a aprovação do projeto que cria o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC), que tem o objetivo de garantir os direitos culturais, com a colaboração entre os entes federativos, para a gestão conjunta das políticas públicas de cultura. O projeto prevê a criação do Sistema Nacional de Financiamento à Cultura (SNFC), que deverá articular os diversos instrumentos de financiamento público da área.

Representando o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (CODIC Famurs), acompanhado de artistas e trabalhadores da Cultura do RS, Juliano visitou a Câmara dos Deputados em busca de aprimorar as relações com o Legislativo Federal, principalmente no sentido de democratização e financiamento.

O secretário de Cultura de Igrejinha participou, ao longo de cinco dias, de debates sobre o Plano Nacional de Cultura (para a próxima década) e as Políticas Públicas para a área em todo o país. Muller também entregou material de divulgação de Igrejinha e região e promoveu o APP Turismo Igrejinha à autoridades e lideranças, como ao Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares.