

Fotos: Divulgação
Com o encerramento da Janela Partidária vereadores e vereadoras que pretendiam trocar de partido tiveram que definir as novas siglas até a última sexta-feira (5/04). Seis parlamentares mudaram de sigla partidária, sendo três na Câmara de Vereadores de Parobé e três na Câmara de Igrejinha.
No município de Parobé, os vereadores Adriano Azeredo, Sergio Padilha e Ênio Terra optaram pela troca de partido. Azeredo, que fazia parte do MDB, passou a integrar a legenda do Partido Social Democrático (PSD), enquanto Padilha também anunciou filiação ao PSD e deixa o partido Cidadania. No caso do vereador Terra, ele deixa o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e passa a integrar a sigla do Podemos. Os outros 12 parlamentares seguem em seus partidos de origem.
Já na Câmara de Vereadores de Igrejinha, os parlamentares que trocaram de partido foram Valdecir Schroer (Nico), que saiu do PP e foi para o Republicanos; Diana Spohr, que troca o PSB pelo União Brasil; e Douglas Percoski, que deixa o União Brasil e vai para o PSB. Em Igrejinha, a Câmara é composta por 12 vereadores, sendo que os outros nove optaram por seguir em suas agremiações.
O que é a Janela Partidária
A Janela Partidária é o período de 30 dias (neste ano, de 7 de março a 5 de abril) em que vereadoras e vereadores podem trocar de partido sem prejuízo do mandato para que possam concorrer às Eleições de 2024 por outra agremiação partidária.
Assim, as pessoas que ocupam essas funções têm até o dia 5 de abril para se filiar a outras siglas. Esse é o prazo final para a filiação partidária de quem pretende concorrer à reeleição como vereadora ou vereador ou à Prefeitura do município no pleito de outubro.
A regra também se aplica a deputadas e deputados distritais, estaduais e federais, mas, neste ano, por haver eleições municipais, restringe-se a vereadoras e a vereadores.


