Educação Geral

Pracinhas com brinquedos adaptados começam a ser instaladas nas escolas de Taquara

Primeiro brinquedo foi instalado na semana passada, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Caramuru, no interior do município
Primeiro brinquedo adaptado foi instalado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caramuru, na localidade de Pega Fogo Alto (Paul Silva/Prefeitura de Taquara)

Com o objetivo de proporcionar igualdade a todos os estudantes da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Taquara deu início a instalação de pracinhas com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência (PCD). O primeiro brinquedo foi instalado na semana passada, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Caramuru, na localidade de Pega Fogo Alto, interior do município.

“Além de divertir os meninos e meninas com necessidades especiais, como aqueles que são cadeirantes, os novos espaços montados no pátio das escolas terão também a função de promover a inclusão, já que todos os estudantes poderão aproveitar a hora do recreio brincando juntos”, comemora a prefeita Sirlei Silveira.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Carla Amaral, a ideia dos brinquedos adaptados surgiu a partir da apresentação de um projeto científico dos alunos da EMEF Nereu Wilhelms e que vem ao encontro do olhar sensível que a Smece tem pelo público alvo de inclusão.

“O projeto piloto foi montado na própria EMEF Nereu, que tem uma pracinha projetada com alguns brinquedos adaptados, como o balanço para cadeirantes e um escorregador alargado para os adultos. A partir daí, a gente começou a estudar a instalação em outras escolas também. E, na medida que as escolas vão fazendo requerimentos ou de acordo com o público-alvo de alunos cadeirantes ou outros tipos de deficiências físicas, nós iremos instalar esses brinquedos adaptados em toda a rede municipal”, informa Carla.

Primeiras escolas a integrarem o projeto

Neste primeiro momento serão instaladas 4 pracinhas adaptadas, um investimento de R$ 38.200,00, de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do Salário Educação.

Além da EMEF Caramuru, que recebeu um balanço frontal com acompanhante, também serão montados novos brinquedos na EMEF 17 de abril, Dr. Lauro Hampe Muller e Escola Municipal de Educação Especial Lucas Sauer. Na 17 de abril será instalado um balanço adaptado duplo e na Lauro Muller montaremos um balanço acessibilidade, gangorra adaptada, gira-gira adaptado, balanço frontal com acompanhante e balanço adaptado duplo.

E na escola Lucas Sauer, a primeira instituição municipal de ensino para o atendimento de crianças, jovens e adultos com deficiências (PCDs), em Taquara, também será montada uma pracinha com balanço acessibilidade, gangorra adaptada, gira-gira adaptado, balanço frontal com acompanhante e balanço adaptado duplo.

Concluída a instalação destas quatro pracinhas adaptadas, a Smece também irá adquirir mais um balanço frontal, com acompanhante, para a EMEF Rosa Elsa Mertins, e seguirá avaliando a necessidade das demais escolas.