Geral

Após cirurgia de implante de estimulador cerebral, menino com epilepsia grave apresenta boa recuperação

Campanha garantiu tratamento inovador para Valentim, que enfrenta epilepsia grave desde bebê
(Foto: Letícia Dupont de Oliveira/Arquivo pessoal)

O menino Valentim Dupont de Oliveira, de três anos, deu um importante passo rumo a uma melhor qualidade de vida. No último dia 27 de maio, ele passou por uma cirurgia para implante do VNS (Estimulador do Nervo Vago), procedimento que traz esperança no controle das crises causadas pela Síndrome de West, uma forma rara e severa de epilepsia que ele enfrenta desde os sete meses de vida.

O procedimento, essencial para o controle das crises, só se tornou possível graças a uma campanha que arrecadou R$ 130 mil em 43 dias, por meio de rifas, vendas de bolos organizadas pela família e doações pela internet.

Letícia Dupont de Oliveira, mãe de Valentim, relatou que, após o diagnóstico do filho, a família, composta por ela, o marido João Guilherme Silva de Oliveira, natural de Taquara, e o irmão gêmeo Vicente, passou a morar em Caxias do Sul para que “Tintim” recebesse os cuidados médicos necessários.

Segundo Letícia, a cirurgia foi um sucesso, mas a liberação hospitalar precisou ser adiada devido a uma pneumonia, tratada com medicação e terapias, e Valentim pôde voltar para casa no dia 31 de maio.

“Neste dia 3 de junho, completa uma semana da cirurgia. O corpo dele aceitou bem o gerador, que já está funcionando. O dispositivo está programado para realizar quatro ajustes automáticos nos próximos dois meses e, após isso, o neurocirurgião fará nova avaliação para ajustes, se necessário”, conta Letícia.

O estimulador cerebral oferece a possibilidade de intervir nas crises epilépticas quando elas ocorrem, o que deve contribuir para uma melhora significativa na qualidade de vida de Valentim.

Letícia, em nome da família, agradece o apoio de todos que ajudaram na divulgação, doações e nas atividades de arrecadação, que foram essenciais para a realização desse tratamento.