
A Defesa Civil estadual emitiu alerta para chuvas fortes entre a noite de sábado (28) e a manhã de domingo (29), com previsão de volumes elevados em várias regiões do Rio Grande do Sul, incluindo o Vale do Paranhana. Segundo o Centro de Monitoramento do órgão, acumulados podem superar 100 milímetros em pontos da Serra, Vales e Litoral Norte, com risco de temporais acompanhados de granizo e rajadas de vento acima de 70 km/h.
Além das chuvas, a formação de um ciclone extratropical próximo à costa intensificará os ventos na madrugada e manhã de domingo, podendo chegar a 80 km/h em áreas como a Região Metropolitana e o Litoral. A Defesa Civil destaca que os solos já estão encharcados devido às precipitações recentes, favorecendo o risco de enxurradas, alagamentos urbanos, deslizamentos de terra e elevação rápida nos níveis de rios.
O alerta hidrológico indica risco de inundação em rios que cortam cidades do Vale do Paranhana, como o Rio Paranhana, entre Três Coroas e Taquara, além dos rios Sinos, Caí, Taquari, Gravataí e Guaíba, cujos níveis permanecem elevados ou acima da cota de alerta em diversos pontos.
Em resposta, o governo estadual ativou o Gabinete Estratégico de Crise na sede da Defesa Civil em Porto Alegre e instalou cinco gabinetes regionais, incluindo unidades na Serra e no Vale do Caí, para monitorar a situação em tempo real e coordenar eventuais atendimentos.
A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os alertas oficiais e adote medidas preventivas, como evitar áreas alagadas, manter kit de emergência preparado e ficar atenta a sinais de deslizamentos. Em caso de necessidade, a recomendação é acionar a Defesa Civil municipal pelo telefone 199 ou os Bombeiros pelo 193.


