Educação Geral

Copebens anuncia expansão de projeto de educação no trânsito para Parobé

Iniciativa será desenvolvida em parceria com a vereadora Rhuana Castro, Prefeitura e forças de segurança; atividades começam em agosto nas escolas municipais
Vereadora Rhuana Castro e Daniel Koller anunciaram a novidade em entrevista à Rádio Taquara.
Foto: Vinicius Linden / Rádio Taquara

Durante entrevista ao programa Painel, da Rádio Taquara, nesta quinta-feira (10), o representante da Copebens, Daniel Stertz Koller, e a vereadora de Parobé, Rhuana Castro, anunciaram a expansão do projeto de educação no trânsito promovido pela empresa para o município de Parobé. A iniciativa, já em andamento em Taquara, será implementada a partir da segunda semana de agosto, com foco nos alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino.

O projeto inclui a distribuição de uma cartilha educativa produzida pela Copebens, com conteúdos voltados à segurança no trânsito e ao combate aos maus-tratos contra animais. A cartilha traz atividades interativas, ilustrações e personagens baseados em autoridades locais, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, que também participarão das ações nas escolas.

A ideia de levar o projeto a Parobé surgiu após Rhuana Castro visualizar uma postagem nas redes sociais de Daniel Koller sobre a ação em Taquara. Interessada em replicar a proposta, a vereadora entrou em contato com Koller e, em poucos dias, articulou uma reunião com o prefeito Gilberto Gomes, a secretária de Educação Fabrícia Bonemberguer, além da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária. A resposta do poder público foi imediata, e o projeto foi rapidamente estruturado para início já no próximo mês.

Além das atividades pedagógicas nas salas de aula, está prevista para setembro uma simulação pública de acidente de trânsito, em uma ação de impacto para sensibilização da comunidade. O encerramento simbólico ocorrerá em um sábado, com apresentação na praça central da cidade, com a presença dos bombeiros e demonstrações de resgate com veículos.

Os vereadores mirins de Parobé também participarão como multiplicadores do conteúdo da cartilha, promovendo o engajamento cívico e a formação cidadã. Segundo a vereadora Rhuana Castro, a proposta vai além do aprendizado em sala de aula, estimulando o protagonismo infantil e a responsabilidade social desde a infância. A parlamentar destacou ainda que a própria trajetória dela na política começou com a participação em um projeto de vereadora mirim há 20 anos.

Em Taquara, o projeto já conta com 20 mil exemplares impressos da cartilha, que estão sendo distribuídos em escolas e também em projetos sociais apoiados pela Copebens. A empresa disponibiliza o material para retirada gratuita em sua sede, para uso comunitário por famílias ou em ações independentes.

Daniel Koller explicou que a motivação da Copebens é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, destacando que a presença de crianças no trânsito influencia diretamente o comportamento dos adultos. Ele também comentou que, durante as férias escolares, os índices de acidentes costumam cair, o que reforça a importância da presença infantil na conscientização familiar.

Além da expansão para Parobé, a Copebens já recebeu interesse de outros municípios da região do Vale do Paranhana e estuda viabilidade de levar o projeto a novas localidades. A empresa também participa de eventos locais, como o Encontro de Carros Rebaixados, que ocorrerá neste domingo (13) no Parque da Oktoberfest, em Igrejinha. No evento, além de ações educativas, haverá sorteios de brindes, incluindo um jogo de rodas para camionete.

O projeto “Educação no Trânsito Não Tem Idade”, conforme destacaram os entrevistados, representa uma aliança entre setor privado, poder público e sociedade civil, e tem como principal objetivo promover a cultura de respeito, segurança e empatia nas ruas e dentro das famílias.