
O diretor de Cultura de Taquara, Rafael Tourinho Raymundo, anunciou nesta terça-feira (15) sua saída do cargo que ocupava há dois anos e meio. Em publicação nas redes sociais, Raymundo fez um balanço da atuação à frente da pasta, destacando ações voltadas ao fortalecimento da cultura no município.
No texto, o ex-diretor comparou a experiência à frente da Diretoria de Cultura a um “pós-doutorado”, afirmando ter aprendido muito e contribuído para qualificar o setor cultural. Entre os principais destaques mencionados por ele, estão o retorno do Carnaval às ruas de Taquara, com a realização de três edições do “Folia na Júlio”, em parceria com o SESC e o Instituto Pró-Cidadania.
Raymundo também ressaltou a reativação de mostras de cinema no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar, o antigo Cine Viena, com a exibição de curtas-metragens, animações e filmes alemães em colaboração com o Goethe-Institut de Porto Alegre. O objetivo, segundo ele, foi oferecer entretenimento gratuito e diverso à população.
Outro ponto mencionado foi o Taquara Fest, evento de aniversário do município que, pela primeira vez, contou exclusivamente com bandas locais e autorais, selecionadas por edital público. O ex-diretor frisou a importância da valorização dos artistas taquarenses, com o pagamento de cachês.
Na área do fomento, Raymundo citou a execução da Lei Paulo Gustavo e do Ciclo 1 da Política Nacional Aldir Blanc, que possibilitaram a realização de 62 projetos culturais em Taquara, abrangendo diversas linguagens e gerando renda para profissionais do setor.
Ele agradeceu aos colegas e agentes culturais que participaram da gestão e afirmou que continuará atuando no meio cultural: “Ainda vamos nos ver por aí”, finalizou. A Prefeitura de Taquara ainda não anunciou oficialmente o nome do novo responsável pela Diretoria de Cultura.


