Geral

Câmara de Taquara realiza sessão solene pelos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão

Evento reuniu autoridades, profissionais da educação e representantes da comunidade surda para reafirmar o compromisso com a equidade e a acessibilidade
Cerimônia reuniu autoridades municipais, educadores, representantes da comunidade surda e de instituições de atendimento especializado (Divulgação/Câmara de Vereadores)

A Câmara de Vereadores de Taquara promoveu, nesta quarta-feira (27/08), uma sessão solene em homenagem aos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). O evento, transmitido ao vivo pelas redes sociais da Casa Legislativa, fez parte do calendário oficial da 31ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e reuniu autoridades municipais, educadores, representantes da comunidade surda e instituições de atendimento especializado.

A cerimônia foi aberta com a autodescrição da coordenadora de Acessibilidade e Inclusão da Câmara, Carla Jordana Rönnau, que conduziu a solenidade e destacou os avanços proporcionados pela LBI desde sua promulgação, ressaltando a importância da quebra de barreiras sociais, arquitetônicas e comunicacionais. Em sua fala, a representante da comunidade surda, Pauline Weber, trouxe reflexões sobre os desafios enfrentados pelas pessoas surdas no cotidiano e enfatizou a necessidade de acessibilidade efetiva em serviços essenciais, como saúde e cultura.

Durante o ato, o presidente da Câmara, vereador Telmo Vieira, lembrou a criação da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão como marco institucional do Legislativo e reconheceu o trabalho dos profissionais da educação, sobretudo das mulheres, por sua dedicação à inclusão. Também fizeram uso da palavra o presidente da FADERS, Marquinhos Lang, a vereadora Mônica Juliana Facio, a diretora de Educação Inclusiva da SMECE, Silvana Tereza Krupp, o coordenador do CREAS, Gabriel Fellinbert, e o presidente da APAE de Taquara, Paulo Roberto Streit.

O ponto alto da noite foi a entrega de certificados de homenagem aos profissionais que atuam na promoção da inclusão no município, com destaque para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), equipes da Escola Municipal de Educação Especial Lucas Sauer, do CEAP e da APAE. O reconhecimento teve caráter simbólico e representativo, destacando o papel coletivo de todos os envolvidos na construção de uma sociedade mais inclusiva.

O presidente da FADERS anunciou, durante o evento, o lançamento do Passe Livre e da Carteira CIPTEA em formato digital, previsto para o encerramento da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, no Palácio Piratini. Ele também destacou iniciativas como o Rede Praia Acessível e a atuação da fundação na ExpoInter, voltadas à acessibilidade física e comunicacional.

A sessão foi encerrada com o hino de Taquara e o convite para uma foto coletiva com os homenageados. Em sua fala final, Telmo Vieira reforçou o compromisso do Legislativo com políticas públicas que garantam cidadania, empatia e igualdade de oportunidades a todas as pessoas.