Geral Obituário

Morre aos 69 anos o ex-prefeito de Taquara Délcio Hugentobler

Faleceu no final da tarde deste domingo (31), em sua residência, o ex-prefeito de Taquara Délcio Hugentobler, aos 69 anos. O velório ocorre nesta segunda-feira (1/9), na Casa Velatória União, e a cerimônia de despedida será às 11 horas, no Cemitério Municipal de Taquara.

Hugentobler teve trajetória marcante na política taquarense, tendo sido vereador por dois mandatos e prefeito do município em duas gestões: de 2001 a 2004 e de 2009 a 2012. Também atuou como líder sindical e foi militante histórico do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Taquara.

Em nota divulgada, a Prefeitura de Taquara afirmou que “durante sua trajetória, Délcio foi protagonista de diversas ações que contribuíram para o fortalecimento dos serviços públicos locais e do desenvolvimento da comunidade taquarense”. A administração municipal destacou ainda que o legado do ex-prefeito, marcado pelo compromisso com o bem-estar social, “permanece vivo na memória dos habitantes da nossa cidade por obras entregues, como escolas e unidades de saúde”.

Dentre as principais realizações atribuídas a seus governos, estão a aquisição e estruturação de sedes importantes do Executivo. No primeiro mandato, Délcio adquiriu o prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na rua 17 de Junho. Já no segundo mandato, encaminhou a compra da sede do antigo CNEC, atual Secretaria de Educação, e do prédio do antigo Cine Viena, que hoje abriga o Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar.

Ao iniciar seu segundo mandato, o Hospital de Caridade encontrava-se fechado. Délcio articulou uma parceria com o Sistema de Saúde Mãe de Deus, rebatizou o hospital como Bom Jesus e viabilizou sua reabertura em 2010. Também adquiriu, por meio de leilão da Justiça do Trabalho, o prédio do hospital, então envolvido em dívidas trabalhistas do antigo Caridade, garantindo o patrimônio à administração municipal.

Outras iniciativas durante seus governos incluíram a estruturação da Usina de Lixo de Moquém, a inauguração de postos de saúde e escolas, a reforma da Praça Marechal Deodoro e da Praça da Bandeira, além do início da construção da Rua Coberta.

“Aos familiares, amigos e a toda a comunidade de Taquara, manifesto, em meu nome e em nome de toda a administração municipal, nossos mais profundos sentimentos pela partida do ex-prefeito Délcio Hugentobler. Sua história de dedicação e amor por Taquara marcou gerações. Ele deixou um legado de realizações à frente de nosso município, pautado pela vontade de promover o progresso social, o fortalecimento da educação, da saúde e do desenvolvimento local”, afirmou a prefeita Sirlei Silveira.

Durante seus mandatos, Délcio teve como vice-prefeitas a professora Eva Nunes Philereno (2001-2004) e a empresária Michelle Franck Sápiras (2009-2012). A Prefeitura de Taquara anunciou decreto de luto oficial de três dias no município em virtude do falecimento de Délcio. Contudo, o decreto será válido a partir desta segunda-feira (1°), em razão de outro decreto de luto oficial já em vigor pelo falecimento, na sexta-feira (29), do ex-vice-prefeito Carlos Alberto Pimentel.

Reações: comoção marca comentários públicos sobre a morte de Délcio Hugentobler

A publicação da Rádio Taquara sobre o falecimento do ex-prefeito Délcio Hugentobler gerou ampla comoção entre os leitores. Nas redes sociais, centenas de mensagens foram deixadas por moradores, ex-colegas e lideranças que conviveram com o ex-chefe do Executivo taquarense, evidenciando o reconhecimento público por sua trajetória política e pessoal.

Entre os comentários, é recorrente a menção ao legado de Délcio na área da saúde, especialmente pela reabertura do hospital, em 2010, durante sua segunda gestão. “Um grande prefeito, responsável por reabrir o nosso hospital. Vai fazer falta”, escreveu uma internauta. Outro comentário reforça esse sentimento: “Gratidão eterna pelo que fez por Taquara, principalmente pela saúde”.

Também foram destacadas obras e investimentos realizados em educação e infraestrutura, com menções à construção de escolas, aquisição de prédios públicos e à valorização do serviço público. “Homem íntegro e comprometido com o bem da cidade”, publicou um leitor. Já outra moradora comentou: “Délcio fez muito por Taquara. Um homem do povo, que deixa sua marca em cada canto da cidade”.

Diversas mensagens também expressaram sentimentos de solidariedade à família e recordações pessoais. “Tive o privilégio de trabalhar com ele. Sempre respeitoso, sempre preocupado com os outros. Meus sentimentos à família”, relatou uma ex-servidora.