
O Dia do Jovem Tradicionalista, lembrado nesta sexta-feira, 5 de setembro, será celebrado neste sábado (6), no Parque Municipal Vitor Mateus Teixeira, em Rolante. O encontro é promovido pela 22ª Região Tradicionalista (RT) e será conduzido pelo Departamento Jovem Regional, em parceria com o Departamento Cultural Regional.
A data busca valorizar a integração entre entidades e departamentos, relembrando a iniciativa dos oito jovens liderados por Paixão Côrtes, que em 1948 fundaram o primeiro Departamento de Tradições Gaúchas com o propósito de preservar e revitalizar a cultura gaúcha. O episódio histórico também remete à criação da primeira Chama Crioula, quando jovens retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria, gesto que se tornou um dos marcos dos festejos farroupilhas.
Neste ano, além da tradicional distribuição da Chama Crioula às entidades da 22ª RT, a programação será marcada pela Gincana de Integração, reunindo jovens em atividades culturais e recreativas.
Programação
- 8h – Credenciamento, entrega da primeira tarefa e café coletivo
- 9h – Início das atividades recreativas
- 10h – Recepção dos cavaleiros com a Chama Crioula
- 10h20min – Ato oficial e distribuição da Chama às entidades da 22ª RT
- 12h – Almoço
- 13h30min – Retomada das atividades recreativas
- 16h – Futebol de bombacha
- 17h – Encerramento


