
A Oncoprev, clínica em Taquara especializada no cuidado integral de pacientes com câncer, firmou uma parceria inédita com o Centro de Reprodução Humana Insemine. O objetivo é oferecer suporte a homens e mulheres em idade reprodutiva que desejam constituir família após o tratamento oncológico.
A iniciativa traz condições especiais para procedimentos de congelamento de óvulos e sêmen realizados na Insemine e um diferencial importante: a possibilidade de aconselhamento reprodutivo já no momento do diagnóstico.
Impacto dos tratamentos oncológicos na fertilidade
Diversos tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e radioterapia, podem comprometer a fertilidade, reduzindo a qualidade dos espermatozoides e a reserva ovariana. Quando a preservação não é feita antes do início do tratamento, alcançar a gestação posteriormente pode se tornar um grande desafio.
Para evitar esse cenário, a parceria prevê que pacientes da Oncoprev em idade fértil sejam encaminhados para uma teleconsulta de aconselhamento reprodutivo em até 24 horas após o diagnóstico. O atendimento é conduzido pela ginecologista e especialista em reprodução humana, Dra. Tatiane Souza, permitindo que o paciente avalie de forma rápida e segura se deseja preservar sua fertilidade antes do início do tratamento oncológico.
Compromisso com o cuidado integral
Segundo o oncologista e diretor técnico da Oncoprev, Dr. Henrique Träsel, a iniciativa vai além do tratamento da doença:
“Essa parceria reforça o nosso compromisso de olhar para o paciente oncológico de forma integral. O câncer impacta muito além da saúde física, ele afeta sonhos, planos e projetos de vida. Com esse suporte, conseguimos oferecer não apenas tratamento contra a doença, mas também a chance de preservar a possibilidade de ter filhos no futuro”, ressalta.
Já a Dra. Tatiane Souza destaca a importância da preservação da fertilidade diante da evolução dos tratamentos oncológicos:
“Cada vez temos mais pacientes, homens e mulheres, com diagnóstico de doenças oncológicas em idade reprodutiva. Sabemos da evolução dos tratamentos e da maior sobrevida dessa população. Por outro lado, como efeito colateral, pode ocorrer a diminuição da fertilidade. Como alternativa, podemos preservar óvulos e sêmen antes do início do tratamento, sem atrasar o protocolo oncológico e sem alterar o prognóstico da doença”, observa a médica.


