Geral

Três Coroas faz reunião preventiva do Grupo de Contingência da Defesa Civil

Grupo se mobilizou diante da previsão de possível chuva forte no final da semana
Prefeito Fabiel se reuniu com Defesa Civil visando preparar ações preventivas

A Prefeitura de Três Coroas promoveu um encontro com a Defesa Civil, e demais órgãos municipais, para analisar as previsões climáticas para os próximos dias, visando antecipar o plano de contingência diante da possibilidade de ventos fortes e chuvas intensas na sexta-feira (07). As equipes já estão mobilizadas e preparadas para agir, garantindo o atendimento à comunidade caso haja qualquer eventualidade.

O prefeito Fabiel Port orienta que a população deve acompanhar os canais oficiais da Prefeitura para atualizações sobre as condições do tempo e orientações à população. A Defesa Civil do rio Grande do Sul divulgou o seguinte alerta sobre a previsão:

Aviso Meteorológico

Entre a madrugada de sexta-feira (07) e no decorrer de sábado (08), o aprofundamento de um sistema de baixa pressão e posterior formação de um ciclone extratropical no oceano provoca tempestades severas no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e Norte do Estado. Estão previstas chuvas intensas, com acumulados expressivos, rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h, queda de granizo de grande porte e descargas elétricas.

Na sexta-feira (07), há condição para tempestades acompanhadas de chuva intensa, granizo grande isolado e rajadas de vento acima dos 90 km/h associadas às instabilidades, com maior intensidade na metade Norte do Estado. Os acumulados variam entre 60 e 100 mm/dia, pontualmente ultrapassando os 150 mm/dia nas Missões, Noroeste e Norte. Esses acumulados devem ocorrer em um período de 6h a 12h, entre a madrugada e início da tarde de sexta. Nas demais regiões, os volumes variam entre 10 e 50 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 50 e 85 km/h no território gaúcho, e podem ultrapassar os 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte.

Na madrugada e manhã do sábado (08), a atuação do ciclone extratropical sobre o oceano segue favorecendo chuva moderada a pontualmente forte em áreas da Costa Doce, Litoral Norte e Médio, e na RMPOA. Nessas áreas, os acumulados devem variar entre 30 e 75 mm/dia. Nas demais regiões, o tempo volta a ficar estável gradativamente no decorrer do dia. As rajadas de vento ainda persistem no Estado, variando entre 50 e 85 km/h no território gaúcho, podendo ultrapassar os 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte na madrugada e manhã.

A tendência é que, no domingo (09), uma área de alta pressão favoreça o retorno do tempo estável em todo o território gaúcho, com presença de sol e variação de nebulosidade.