
A decisão da Justiça Eleitoral que determinou a cassação dos mandatos de vereadores do MDB em Riozinho também trouxe à tona um dado que chama a atenção: a votação das candidatas que podem assumir as cadeiras na Câmara Municipal. Juntas, Deniziener dos Santos Vaz e Marri de Oliveira da Silva somaram 12 votos nas eleições de 2024.
Conforme os resultados do pleito, Deniziener recebeu 10 votos, enquanto Marri obteve 2. Elas foram indicadas para ocupar as vagas após a cassação dos vereadores Ivo Wilborn, que fez 133 votos, e Rogério Alfredo Facio, que recebeu 90 votos.
A substituição foi determinada na sentença proferida pelo juiz eleitoral Fábio Basaldúa Machado, que considerou irregular o uso de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) destinados à cota de gênero. Segundo a decisão, a medida busca preservar a destinação correta dos recursos e manter o quociente eleitoral do partido.
Apesar da determinação, as vereadoras ainda não assumiram os cargos. Isso porque a defesa dos vereadores cassados informou que irá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Até o julgamento do recurso, Ivo Wilborn e Rogério Facio permanecem no exercício dos mandatos.
Em nota, a defesa sustenta que não houve irregularidades na aplicação dos recursos e afirma ter convicção de que a decisão será reformada na instância superior.


