Geral

SMED promove encontro com professores do AEE para fortalecer a Educação Especial em Três Coroas

Uma agenda de formação continuada e alinhamento pedagógico reuniu os profissionais do Atendimento Educacional Especializado para discutir diretrizes, compartilhar experiências e aprimorar as práticas de inclusão na rede municipal
(Foto: divulgação)

Através de um movimento da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) de Três Coroas, foi promovido na manhã de terça-feira (17), uma reunião com os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal. O encontro foi conduzido pela coordenadora do setor, Luana Bonatto, e teve como objetivo apresentar as novas diretrizes da Educação Especial, além de promover um espaço de escuta, acolhimento e alinhamento das ações desenvolvidas nas escolas.

Durante a reunião, foram debatidas as mudanças previstas na nova portaria que orienta a Educação Especial, além das diretrizes nacionais vigentes. Também foi apresentado o cronograma de formações continuadas que será desenvolvido ao longo do ano, buscando qualificar as práticas pedagógicas, fortalecer o trabalho dos profissionais e subsidiar a construção coletiva dos documentos de referência da Educação Especial no município.

A iniciativa integra o compromisso da Administração com a qualificação permanente dos profissionais da educação e com a oferta de um ensino cada vez mais inclusivo, acessível e alinhado às necessidades dos alunos.

Para a secretária de Educação e Desporto, Tiane Aguiar, a construção de uma educação inclusiva passa pelo reconhecimento das potencialidades de cada aluno. “Acreditamos que a inclusão acontece quando olhamos para as capacidades de cada estudante, valorizando suas conquistas e criando oportunidades para que todos possam aprender, participar e se desenvolver. Esse compromisso também passa pela formação contínua dos nossos profissionais, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado”, destacou.