
O Instituto Desenvolver participou, na manhã desta terça-feira (24), de mais uma edição do Café com Conexões, realizado no Polo da Universidade Feevale em Igrejinha. Com todas as vagas preenchidas, o encontro reuniu empresários, gestores e profissionais da região para discutir como a Inteligência Artificial vem sendo incorporada ao dia a dia das empresas e quais oportunidades a tecnologia oferece para impulsionar inovação e competitividade.
Promovido pela Universidade Feevale em parceria com Sicredi, Grupo Crisdu, Crisdu Labs e com a participação do Instituto Desenvolver, o evento teve como tema “IA na prática: como empresas de Igrejinha estão usando Inteligência Artificial para crescer e inovar”. A programação combinou networking, troca de experiências e um painel com especialistas que apresentaram exemplos concretos da aplicação da IA em diferentes setores.
Representando o Instituto Desenvolver, Alexandre Matte Jr. ressaltou que a transformação digital já faz parte da realidade das empresas e que o grande desafio está em tornar esse conhecimento acessível ao empreendedor local. “A melhor discussão sobre Inteligência Artificial talvez nem seja sobre Inteligência Artificial. O diferencial competitivo continua surgindo quando existe clareza de propósito, entendimento dos problemas que precisam ser resolvidos, boa gestão e pessoas preparadas para tomar decisões. A tecnologia potencializa tudo isso, mas não substitui esses elementos”, destacou.
O painel também contou com a participação de Gustavo Piardi, gerente de Planejamento Estratégico da Sicredi Caminho das Águas; Everton dos Passos, diretor de Inovação e Tecnologia do Grupo Crisdu e Crisdu Labs; e do professor Marco Antonio Mabilia Martins, Business Intelligence Advisor na Dell Technologies, assessor do Feevale Techpark e docente da Universidade Feevale.
Durante o debate, os convidados apresentaram experiências práticas sobre o uso da Inteligência Artificial em processos de gestão, análise de dados, automação e relacionamento com clientes, demonstrando que a tecnologia já está presente em empresas de diferentes portes e segmentos.


