Geral

Câmara de Vereadores de Igrejinha passa a contar com Procuradoria da Mulher

Órgão institucional busca fortalecer os direitos das mulheres, incentivar a igualdade de gênero e contribuir para o enfrentamento da violência e da discriminação
Vereadora Ana Maria de Oliveira de Sá asume como Procuradora da Mulher, enquanto Patrícia Silvana Wallauer e Neidi Ione Roos Zeni tem as funções de primeira e segunda procuradoras adjuntas (Divulgação)

A Câmara Municipal de Igrejinha passou a contar oficialmente com a Procuradoria da Mulher, órgão institucional voltado à promoção dos direitos das mulheres, ao incentivo da igualdade de gênero e ao enfrentamento da violência e da discriminação.

Entre as principais atribuições da Procuradoria está a ampliação da participação feminina no Poder Legislativo, zelando pela atuação efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades da Câmara. O órgão também funcionará como um canal de acolhimento e encaminhamento de denúncias relacionadas à violência e à discriminação contra as mulheres, direcionando os casos aos órgãos competentes.

Além disso, a Procuradoria acompanhará e fiscalizará programas municipais voltados à promoção da igualdade de gênero, incentivará campanhas educativas e de combate à discriminação e atuará em parceria com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, para fortalecer políticas públicas direcionadas às mulheres.

A estrutura também promoverá pesquisas, palestras, seminários e estudos sobre temas relacionados à violência de gênero, à discriminação e à participação feminina na política, contribuindo para ampliar o debate e subsidiar os trabalhos legislativos.

Segundo a presidente da Câmara de Vereadores de Igrejinha, Neidi Ione Roos Zeni, a implantação da Procuradoria reforça o compromisso do Legislativo com a defesa dos direitos das mulheres e a promoção da igualdade. “Com a implantação da Procuradoria da Mulher, a Câmara de Igrejinha reforça seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, a promoção da igualdade e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ela é colocada em prática na legislatura em que temos três mulheres vereadoras e no ano em que, pela primeira vez, a Casa tem a primeira mulher presidente. Que as mulheres tenham cada vez mais espaços de participação e seus direitos respeitados”, afirmou.

Criada em 2025, a Procuradoria da Mulher teve sua constituição e operacionalização oficializadas por meio da Portaria nº 024/2026. A norma nomeou a vereadora Ana Maria de Oliveira de Sá (PSB) como Procuradora da Mulher, enquanto as vereadoras Patrícia Silvana Wallauer (PL) e Neidi Ione Roos Zeni (Progressistas) assumem as funções de primeira e segunda procuradoras adjuntas, respectivamente.