
Foto: Vinicius Linden / Rádio Taquara
A Associação Amigos do Mateartchê divulgou, nesta sexta-feira (24), a programação completa da 12ª edição do Mateartchê, que será realizada de 16 a 20 de setembro, na Rua Coberta do bairro 15 de Novembro, em Igrejinha. O evento contará com quatro dias de atrações gratuitas, incluindo shows, oficinas culturais, apresentações artísticas, gastronomia típica, concursos e atividades voltadas ao público de diferentes faixas etárias.
Em entrevista à Rádio Taquara, a presidente da associação, Daisi Maciel, destacou que a programação foi construída de forma colaborativa, reunindo sugestões de pessoas ligadas ao tradicionalismo. Segundo ela, o objetivo é aproximar cada vez mais o evento das famílias e da comunidade.
“O Mateartchê sempre tem a intenção de ser bem próximo às pessoas, com várias oficinas, vários bailes”, afirmou. Entre as novidades desta edição, ela destacou a instalação de um telão de LED para dar maior visibilidade aos patrocinadores, além da realização da 1ª Cavalgada de Cavalinho de Pau e do 1º Concurso de Estilingue.
Daisi também ressaltou que o Mateartchê surgiu com a proposta de ampliar o acesso às manifestações culturais gaúchas para além dos CTGs. “Quando a gente consegue fazer as oficinas culturais, eu acredito que a gente atinge o objetivo”, disse.
Conforme a organização, a programação contempla atividades para crianças, jovens e adultos, com oficinas culturais destinadas a escolas, apresentações de dança tradicionalista, concursos, olimpíada crioula e bailantas. O evento também busca fortalecer a preservação da cultura gaúcha e incentivar o turismo na região.
Entre os destaques da programação está o show de Paulinho Mixaria, na noite de 17 de setembro, logo após a abertura oficial do evento. Também se apresentam grupos como Família Torres, Walther Morais, Tranco Véio, Casal das Domingueiras, Paulo Souza e Grupo, Batendo na Marca e Moisés Oliveira e Grupo Vozes do Campo.
Além da programação artística, a Associação Amigos do Mateartchê anunciou a diretoria que conduzirá a entidade pelos próximos três anos. A presidência ficou com Daisi Maciel, tendo Francisco Wasem como vice-presidente. A diretoria também é composta por Rosane Maciel, Leandro Almeida, Jose Rubens Lopes Dias, Gelson de Souza, além dos integrantes do Conselho Fiscal Everaldo Ademir Guintzel e Soeli dos Santos.
A programação inicia na quarta-feira, 16 de setembro, com a abertura dos acampamentos, e segue até o dia 20, quando ocorre o encerramento da 12ª edição do Mateartchê, após a final do Concurso do Melhor Chimarrão e apresentações culturais.
Veja a programação completa do evento:
16/09 – QUARTA-FEIRA
19h – Abertura dos Acampamentos
17/09 – QUINTA-FEIRA
8h – Oficinas culturais para escolas inscritas, passeio de carreta-de-boi, corrida de cavalinho de pau.
12h – Intervalo para o almoço
13h30 – Oficinas culturais para escolas inscritas, passeio de carreta-de-boi, corrida de cavalinho de pau.
18h – Início do Concurso do Melhor Carreteiro
19h30 – Abertura oficial do 12º Mateartchê
20h00 – Show com Paulinho Mixaria
21h15 – Resultado do Concurso do Melhor Carreteiro – Classificatória para o Concurso do Melhor Chimarrão
21h30 – Karaotchê – Karaokê Gaúcho para cantar com o Casal das Domingueiras
22H30 – Encerramento das atividade do dia
18/09 – SEXTA-FEIRA
8h – Oficinas culturais para escolas inscritas, passeio de carreta-de-boi, corrida de cavalinho de pau.
12h – Intervalo para o almoço
13h30 – Oficinas culturais para escolas inscritas, passeio de carreta-de-boi, corrida de cavalinho de pau.
20h30 – Bailanta com o grupo Família Torres
22h30- Classificatória para o Concurso do Melhor Chimarrão – Atividades no palco com distribuição de brindes dos patrocinadores do evento e da feira de artesanato.
23h – Show Baile com Walther Morais
1h – Encerramento das atividades do dia
19/09 SÁBADO
9h – Mateada
10h – Sessão Solene da Câmara de Vereadores – Entrega do Mérito Farroupilha
10h30 – Olimpíada Crioula – Corrida de perna-de-pau, corrida de bombacha, jogo das cinco Marias, estilingue
12h – Almoço
14h – Apresentações artísticas de danças tradicionais gaúchas, chula e declamação com as entidades CTG Sentinela da Tradição, CTG o Tropeiro Frederico Trott, CTG Sangue Nativo
16h20- Classificatória para o Concurso do Melhor Chimarrão
16h30 – Bailanta com o Grupo Tranco Véio
18h30- Bailanta com o Casal das Domingueiras
19h50 – Atividades no palco com distribuição de brindes dos patrocinadores do evento e da feira de artesanato
20h- Bailanta com Paulo Souza e Grupo
21h50 -Atividades no palco com distribuição de brindes dos patrocinadores do evento e da feira de artesanato
22h – Bailanta com Batendo na Marca
2h – Encerramento das atividades do dia
20/09 DOMINGO
9h – Mateada
10h – 1ª Cavalgada de Cavalinho de Pau na Praça Dona Helena Leão
10h30 – Olimpíada Crioula – Corrida de perna-de-pau, corrida de bombacha, jogo das cinco Marias, estilingue.
11h – Programa Tempero Bom Demais – Rádio Amizade FM
13h30 – Momento Oktober com a presença da corte da 36ª Oktoberfest
14h – Apresentações artísticas de danças tradicionais gaúchas, chula e declamação com as entidades CTG Sentinela da Tradição, CTG Os Tauras da Colina
16h- Bailanta com Moisés Oliveira e Grupo Vozes do Campo
18h – Final do Concurso do Melhor Chimarrão
20h – Encerramento da 12ª edição do Mateartchê


