
O CTG O Fogão Gaúcho realizou, no sábado (12), a pré-estreia da nova coreografia da Invernada Artística Adulta. Intitulado “Frente à Frente”, o trabalho tem como inspiração uma história de Taquara relacionada às igrejas católica e evangélica localizadas uma em frente à outra no município. A apresentação integra a preparação do grupo para a Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), marcada para o dia 26 de setembro, em Bom Princípio.
Segundo o responsável técnico pela invernada, Fernando Dávila, a intenção, desde o início do ano, era desenvolver um tema ligado ao CTG e à própria cidade. Entre as possibilidades avaliadas esteve uma releitura da música “Galpão Conchego”, considerada pelo grupo uma referência para a entidade. Posteriormente, a equipe decidiu abordar a história das duas igrejas.
A coreografia utiliza como fio condutor o romance de um casal formado por um homem católico e uma mulher evangélica. Conforme a narrativa adotada pelo grupo, ele teria contribuído para a construção da igreja católica e, em razão da diferença religiosa entre o casal, também teria possibilitado a construção de um templo protestante em frente. “Nem a crença separava eles, nem o que eles acreditavam ia separar eles”, resumiu Dávila ao explicar a proposta apresentada pela invernada.
O desenvolvimento do trabalho começou no início do ano, enquanto a definição do enredo ocorreu há cerca de três meses. A montagem também conta com músicas inéditas e uma composição de Leandro Berleze e Flávia Nogueira. A coreografia tem participação de Alex Balaca, do Paraná. Conforme Dávila, os ensaios foram intensificados nas últimas semanas para a pré-estreia e para a participação no Enart.
Atualmente, a Invernada Artística Adulta reúne cerca de 26 a 27 dançarinos, além da equipe de apoio, coordenação e direção artística. Nas competições da Força B do Enart, o grupo pode apresentar de seis a 12 pares, com possibilidade de revezamento entre os integrantes. Na pré-estreia, além da coreografia temática de entrada, o público acompanhou as nove danças tradicionais preparadas pelo grupo e a coreografia de saída. Na competição, três das nove danças tradicionais serão definidas por sorteio.
Para o patrão do CTG O Fogão Gaúcho, Auro Sander, as invernadas têm papel central na manutenção das atividades tradicionalistas da entidade. “A invernada é vida. É a vida do CTG”, afirmou. Segundo ele, tanto as atividades artísticas quanto as campeiras são responsáveis por manter o cultivo das tradições dentro do CTG.
Sander também destacou a escolha de um episódio ligado à história de Taquara para a nova apresentação. Após a pré-estreia, o trabalho entra na etapa final de preparação para representar O Fogão Gaúcho na Inter-Regional do Enart, no dia 26.


