
Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis participaram, na tarde desta sexta-feira (18), de um passeio de carreta de boi durante a 12ª edição do Mateartchê, em Igrejinha. A atividade foi realizada na Rua Coberta do bairro 15 de Novembro e integrou a programação de oficinas culturais destinada às escolas inscritas no evento.
Além do passeio, os alunos participaram de outras atividades relacionadas às tradições gaúchas, como brincadeiras com cavalinho de pau e danças. Para a professora Rose Meri Rodrigues, que acompanha a turma do 4º ano, a proposta permite que as crianças tenham contato com costumes associados à vida no campo.
“O Mateartchê é uma oportunidade para a gente celebrar o Dia do Gaúcho, vivenciando as tradições do campo. Esse evento acontece todos os anos, e as escolas são convidadas a participar e prestigiar a programação do Mateartchê”, afirmou.
Segundo ela, o passeio de carreta de boi possibilita aos estudantes uma experiência diferente. “Neste ano, a gente teve o passeio de carreta de boi, em que as crianças conseguem vivenciar um pouco da vida no campo.”
Experiência
Entre os estudantes, a programação também foi uma oportunidade de refletir sobre o significado do Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro. Ana Júlia dos Santos, natural de São Paulo e residente em Igrejinha há cinco anos, relacionou a data à história e à trajetória dos gaúchos. “Para mim, o Dia do Gaúcho, no dia 20 de setembro, é muito importante, pois ele reflete uma parte da história do gaúcho, quando eles batalharam, tiveram fé e conseguiram vencer”, comentou.
A colega Renata Schirmer destacou a participação dos farrapos na história do Rio Grande do Sul. “Para mim, significa o quanto os farrapos lutaram contra o governo imperial para que fossem mais justos com os gaúchos”, disse.
Já Lívia Gil ressaltou a experiência proporcionada pela programação do Mateartchê. “Está sendo muito legal e divertido. A gente fez várias coisas e agora está andando na carreta. A gente também teve várias brincadeiras, como cavalinho de pau, danças e muitas outras coisas”, relatou.
Mateartchê
A 12ª edição do Mateartchê começou na quarta-feira (16) e segue até domingo (20), em Igrejinha, dentro da programação da Semana Farroupilha. O evento reúne atividades culturais, apresentações musicais, competições, gastronomia e momentos de integração para a comunidade e visitantes.
A programação voltada às escolas inscritas inclui oficinas culturais realizadas das 8h às 12h e a partir das 13h30.


