Geral

Jovem parobeense cumprirá dois anos de estudos na Ásia

Depois de obter patro­cínio de uma organização nacional, uma jovem de 16 anos partiu, em setembro passado, para uma viagem

Depois de obter patro­cínio de uma organização nacional, uma jovem de 16 anos partiu, em setembro passado, para uma viagem a Hong Kong, na Ásia, onde ficará estudando durante dois anos. Moradora de Pa­robé, Amanda Duarte Go­mes, garimpava na internet bolsas de estudos no exte­rior, quando se deparou com o site da UWC – United World College. Segundo a adolescente, trata-se de um movimento que seleciona estudantes de todo o mun­do para projetos que tenham como objetivo promover a paz e a compreensão entre os povos.

Estudante do ensino mé­dio da escola Engenheiro Parobé, Amanda reside na área central do município com sua mãe, Elizabete Du­arte, que é funcionária da Farmácia Popular de Paro­bé. Conforme explicam as duas, a UWC bancará as despesas de moradia, ali­mentação e livros em Hong Kong. Já os gastos pessoais, parte do material escolar e também as viagens que Amanda queira fazer fica­rão por conta própria. No entanto, antes de alcançar o objetivo, a jovem precisou passar por várias etapas.

Depois de enviar seus dados pela internet, foi con­vidada a fazer uma prova es­crita em Porto Alegre, o que ocorreu em dezembro de 2010. O teste exigia, princi­palmente, noções em língua portuguesa, lógica, matemá­tica e conhecimentos gerais, além de uma redação sobre um tema atual. Seleciona­da, a garota foi chamada para uma entrevista com um psicólogo em São Paulo e posteriormente teve que retornar ao mesmo Estado para um final de semana de convívio com outras pesso­as que também participarão do projeto.

Leave a Reply