Breno Fischborn, 69 anos, é secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara. Natural de Fazenda Fialho, é casado com Lígia Teresinha (62) e pai de Nádia Heloísa (31).
• Conte um pouco sobre sua trajetória no Sindicato.
Com apenas 11 anos, eu ajudava meu pai na plantação. Em 1970, já fazia parte da diretoria do Sindicato e sempre participava das reuniões. Em 1973, me mudei para Taquara e, no ano seguinte, me casei. Em 1977, fui eleito presidente do Sindicato, cargo que ocupei por 33 anos.
• Nestes cinquenta anos à frente do Sindicato, cite algumas das principais conquistas da entidade.
A aposentadoria do trabalhador rural foi a maior conquista do movimento sindical, mesmo pagando apenas meio salário na época. Em seguida, veio o reconhecimento da mulher como profissional do campo. Vale ressaltar também a assistência médica, que pagava parte das despesas.
• Qual sua impressão de Taquara?
Taquara é uma cidade que gosto muito. Vivo aqui desde 1973. Minha filha nasceu e se formou aqui.
• Quais são suas características pessoais?
Sou uma pessoa reservada e tímida.
• O que gosta de fazer nas horas vagas?
Gosto de estar com a família, beber chimarrão e assistir futebol na televisão.
• O que o tira do sério?
A falsidade e a mentira. E também a falta de segurança.
• Estilo musical: Sou muito eclético, porém prefiro as músicas antigas do folclore alemão.
• Uma mania: Deixar tudo no lugar.
• Uma qualidade: Gosto de ajudar as pessoas.
• Um lugar: Gosto muito do litoral e também da minha antiga casa, em Fazenda Fialho.
• Ela ainda existe? Sim, minha mãe mora lá.
• Qual o nome dela? Elvira. Ela já está com 94 anos.
Deixe uma mensagem aos leitores do jornal:
Seja sempre solidário com o próximo. Sem distinção de cor, credo ou religião, para que tenhamos um mundo melhor.


