Geral

Daer ainda não definiu como será acesso entre ERSs 239 e 020

Seguem em andamento as obras de duplicação da ERS-239, no trecho entre Taquara e Rolante. A extensão é de 9,8

Seguem em andamento as obras de duplicação da ERS-239, no trecho entre Taquara e Rolante. A extensão é de 9,8 quilômetros e a obra é de res­ponsabilidade da empresa C.C. Pavi­mentadora, contrada pelo governo do Estado. Ao todo, o investimento pre­visto é de R$ 24 milhões. Apesar do andamento no trecho entre Taquara e Rolante, o governo gaúcho ainda não sabe como será o acesso entre a ERS-239 e a avenida Sebastião Amoretti (ERS-020).

Na semana passada, a reportagem do Panorama enviou ao Departamen­to Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) pedido de informações sobre o andamento do asfaltamento entre Ta­quara e Rolante. O motivo foram re­clamações de usuários, encaminhadas à redação, dando conta de diminuição no ritmo das obras. Em nota, o Daer negou esta informação, alegando que os trabalhos da empreiteira se concen­tram, no momento, na terraplanagem. “Reiteramos que os serviços são muito afetados pelas condições de umidade”, explicou o Daer. Segundo o órgão, 62,5% dos trabalhos de terraplanagem já foram concluídos e 28,85% da dre­nagem está pronta.

Outro questionamento feito por Panorama foi sobre a sinalização das obras da ERS-239. O Daer informou que mantém uma empresa consultora supervisionando os trabalhos da em­preiteira, sob a coordenação de um engenheiro fiscal da própria autarquia. “Qualquer problema verificado pelo cidadão, a primeira Superintendência Regional, com sede em Esteio, deve ser acionada”, informou o Daer em nota. Quanto ao viaduto da ERS-239 com a ERS-020 (foto), o departamento in­formou apenas que a Superintendêcnia de Estudos e Projetos está analisando a minuta do projeto para que, poste­riormente, seja executado o projeto final de engenharia. Contudo, o Daer seguiu sem informar prazos para que a obra seja encaminhada à licitação.

Leave a Reply