Dados estatísticos revelados nesta semana pela Secretaria Estadual de Segurança Pública revelaram uma escalada da violência no Rio Grande do Sul. Na região, os números não destoam, com o aumento dos casos de roubo em relação ao ano passado. Também aumentaram os homicídios, que chegaram a 33 no ano passado, contra 21 de 2011. Os roubos somaram 505 em 2012, contra 445 do ano retrasado.
A escalada da violência preocupa, principalmente, em municípios como Taquara e Parobé, que seguem liderando o quadro de assaltos. Ao todo, os dois municípios respondem por 68% dos assaltos registrados na região, com mais de 345 ocorrências em 2012. A liderança fica com Taquara, com 215 assaltos no ano passado, enquanto Parobé teve 140 (veja os dados completos na tabela). Com todos os casos de roubos, é possível concluir que um assalto é registrado a cada 17 horas no Vale do Paranhana, com mais de um caso por dia.
No número de homicídios, a região também teve um crescimento significativo em 2012, com 33 ocorrências, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública. Até Riozinho, que não registrava crimes de morte há vários anos, teve um homicídio em 2012. Nos índices positivos, diminuíram o número de furtos na região. Os furtos de veículos também caíram, assim como os casos de estelionato.


