No último dia 4, Três Coroas sediou o primeiro encontro do RS Mais Turismo do Vale do Paranhana. A secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, apresentou o projeto que visa o desenvolvimento turístico da região aos prefeitos e representantes das cidades, empresários e profissionais do turismo.
O encontro pautou questões como o potencial, o desenvolvimento e a estrutura turística da região. Na abertura do evento, o prefeito três-coroense Rogério Grade destacou a importância da atividade para o município. “Nós, geograficamente, estamos muito bem localizados, perto de Porto Alegre, da serra e do litoral. Temos uma vocação natural para o turismo”, falou Grade.
A secretária Abgail apresentou o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, que consiste em um instrumento de planejamento de turismo em uma determinada região, neste caso, o Vale do Paranhana. Ele tem o objetivo de orientar o crescimento do setor com bases sustentáveis a curto, médio e longo prazos, articulando as bases para a definição de ações, da tomada de decisão e das prioridades do Vale. “É preciso construir um planejamento regional de desenvolvimento que apresente os desafios da região para o próximo período”, enfatizou a secretária.
Ainda deverá ser criado um grupo, constituído por empresários, representantes do turismo e governo, para serem estabelecidas as prioridades da região. Após a seleção de prioridades, o Programa de Desenvolvimento do Turismo financiará os programas regionais para a captação de recursos.


