Geral

Conselheiros tutelares relatam rotina de violência atendida diariamente

Cumprindo mandato até janeiro de 2016, Silvia Prass, Gilmar Breier, Re­nato Schnor, José Antônio da Silveira e Laura Prestes integram

Cumprindo mandato até janeiro de 2016, Silvia Prass, Gilmar Breier, Re­nato Schnor, José Antônio da Silveira e Laura Prestes integram o Conselho Tutelar taquarense pela segunda vez (foto). Uma rotina de casos envolvendo ati­tudes covardes que produzem conse­quências nefastas no desenvolvimen­to infantil é a realidade vivida pelos conselheiros. O órgão está na linha de frente no combate aos abusos contra crianças e adolescentes vítimas de vio­lência doméstica, um crime silencioso que costuma ser denunciado através de ligações anônimas diárias.

De acordo com Gilmar Breier, que atua como conselheiro há quatro anos, a maioria das denúncias envolve pro­blemas de desvio de conduta de ado­lescentes que não respeitam os pais e as regras estabelecidas pela sociedade. “São jovens e crianças com compor­tamento agressivo nas escolas. Geral­mente, o problema inicia no relaciona­mento familiar. A criança apenas reflete alguma negligência ou agressão de que está sendo vítima em casa”, disse.

A matéria completa inclui um box falando sobre a origem dos abusos – que normalmente são praticados por pessoas próximas as vítimas – e oferece detalhes sobre o assunto. Confira na página 6 da edição impressa do Panorama de 19 de julho.

Leave a Reply