Geral

Alto nível dos rios deixa desabrigados e preocupa a região

O alto volume de chuvas, que atinge a região desde quinta-feira, continua provocando preocupação em todos os municípios do Vale

O alto volume de chuvas, que atinge a região desde quinta-feira, continua provocando preocupação em todos os municípios do Vale do Paranhana. Já há registro de desabrigados, em Parobé, e a situação é preocupante em Taquara, com atenção especial para o bairro Empresa. Em outros municípios, também é intensa a preocupação com alagamentos. Abaixo, um compilado das informações até as 11 horas deste domingo, pela reportagem do Panorama. A reportagem só não conseguiu contato com responsáveis pela Prefeitura de Riozinho.

100_5298 web

Preocupação da Defesa Civil de Taquara é com o bairro Empresa
O coordenador de Defesa Civil de Taquara, Paulo Mello, informou que, durante a madrugada, o nível do Rio Paranhana diminuiu e apenas uma residência foi atingida no bairro Santa Maria. O local, porém, é ponto em que praticamente todas as cheias sofre com alagamentos e a família se recusou a deixar o imóvel. No mais, o bairro não teve outros alagamentos em casas, apenas em ruas, como a Cincinato Cardoso e João Manoel Corrêa. Nesta manhã, a reportagem do Panorama flagrou (foto abaixo) que o alagamento na Cincinato Cardoso continua em um trecho da via.
Paulo Mello informou, porém, que a sua principal preocupação, neste momento, é com o bairro Empresa, devido ao alto nível do Rio dos Sinos. A Prefeitura montou alojamento junto à escola Ciep para eventuais famílias que tenham de ser retiradas de suas casas. O coordenador da Defesa Civil disse que toda a estrutura está deslocada para o monitoramento de locais como o Loteamento Olaria e o balneário João Martins Nunes (a Prainha). Cerca de três famílias devem ser convidadas a se alojar no Ciep. Qualquer situação de emergência deve ser contatada pelo telefone 9303-8172.

100_5305 web

Em Parobé, ginásio abriga famílias desabrigadas
O coordenador de Defesa Civil de Parobé, Valdenir Martins (Kiko), informou que 36 pessoas estão desabrigadas na cidade, em decorrência das enchentes. O problema atinge residências nos bairros Mariana, Paraíso, Nova Guarujá e 15 de Junho. Este número de desabrigados, segundo Valdenir, refere-se às pessoas que estão abrigadas no ginásio da Escola Noemy Fay dos Santos, alojamento montado pela Prefeitura. O coordenador de Defesa Civil estima, porém, que cerca de 90 a 100 pessoas tenham que ter deixado suas casas. Acontece que muitos informaram que procuraram auxílio em residências de parentes e amigos.
O nível do Rio Paranhana está baixando em Parobé, segundo o monitoramento da Defesa Civil. Uma situação que tranquiliza um pouco o órgão é o bom escoamento que a água do Paranhana está tendo para o Rio dos Sinos, o que fez com que o rio que passa em Parobé baixasse 40 centímetros durante a madrugada. Mesmo assim, a situação é de alerta máximo, em decorrência da continuidade da chuva. A situação de três famílias, do bairro 15 de Junho, também preocupa, pois não quiseram deixar suas residências, mesmo convidadas pela Defesa Civil.

Igrejinha registra alagamentos
Em Igrejinha, a coordenação de Defesa Civil informou que o nível do Rio Paranhana já baixou 30 centímetros desde a madrugada. Segundo a coordenadora Alessandra Azambuja, durante a madrugada houve alagamentos nas ruas Nicolau Mentz e Rainoldo Schmitt, além da rua Almiro Menezes de Castro, atingindo residências. Duas famílias chegaram a ser removidas pela Defesa Civil. O rio também interrompeu o trânsito na rua Tristão Monteiro, no bairro 15 de Novembro, e na rua Independência. No Loteamento Morada Verde, houve cheias na rua Viúva Libânea Corrêa Leães. O trabalho de alerta da Defesa Civil está sendo realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários e a Secretaria de Obras.

Em Rolante, alagamentos interromperam acessos
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante está postando informativos em seu perfil no Facebook, atualizando a situação do município. Conforme a última vistoria feita pelas equipes, cujo boletim foi divulgado nesta manhã, a rótula de acesso à cidade (foto abaixo), na ERS-239, junto ao monumento da Cuqueira, está alagada, exigindo atenção dos motoristas. As localidades de Rolantinho e Linha Reichert têm acessos alagados. A Praça da Matriz, bairros Centro, Contestado e Grassmann estão liberados, mas em situação de alerta. Já a ERS-239, em toda a sua extensão entre Rolante e Riozinho, está liberada. O Corpo de Bombeiros informou que houve uma considerável diminuição nos níveis dos rios Areia e Rolante nas últimas horas.

web acesso a rolante

Três Coroas não registrou alagamentos
Em Três Coroas, o coordenador da Defesa Civil, Augusto Dreher, informou que, após as 2 horas da madrugada, houve uma considerável diminuição do nível do Rio Paranhana, de cerca de 50 centímetros. Com isso, não houve registro de qualquer ocorrência de alagamento ou deslizamento no município.

Leave a Reply