Geral

Seu Orivaldo volta de Portugal

Quando voltou de sua viagem a Portugal, na última sexta-feira, Orivaldo Ede­gar Haag (foto), 69 anos, trouxe nas malas parte

Quando voltou de sua viagem a Portugal, na última sexta-feira, Orivaldo Ede­gar Haag (foto), 69 anos, trouxe nas malas parte do mundo: comprou camisetas fabrica­das na Itália, chapéu con­feccionado na China, cuecas vindas de Bangladesh e, cla­ro, muitos souvenirs lusita­nos. O catador de materiais recicláveis, que foi levado para além do Atlântico pela devoção à Nossa Senhora de Fátima, viajou com os lucros das vendas de garrafas PET e latas de alumínio.

 

Mas não apenas roupas e lembrancinhas voltaram com ele. Há também his­tórias. Se lhe falta voz em virtude das cordas vocais atingidas por um câncer de laringe cinco anos atrás, sobram-lhe expressões para contar as experiências. Em pé, com as mãos gesticu­lando rapidamente, ele re­lembra que se perdeu logo no primeiro dia, ao dar uma volta próximo ao albergue onde ficou hospedado, em Lisboa. “Era quatro e meia da tarde quando comecei a ficar nervoso. Não sabia como voltar. Pedi a uns tu­ristas, mas não entendi o que falavam. Aí passou um português, mas era muito grosso, e não me ajudou. Acabei pegando um táxi. Foi o jeito”, revela.

 

Leia a matéria completa na edição impressa do Panorama de 23 de maio. Nas bancas!

Leave a Reply