Na próxima semana, o governo municipal de Parobé estará representando o Rio Grande do Sul em uma capacitação para instrutores do Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal. Clarice Quadros é coordenadora do Bolsa Família e CadÚnico e é uma das duas pessoas do Estado, selecionadas para participar da capacitação na Escola Administrativa Fazendária, em Brasília.
De acordo com Clarice, a seleção é feita pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e é levado em consideração as notas do profissional na capacitação do CadÚnico e o desenvolvimento nos cadastros, nos últimos dois anos, do Município. “No curso nós conheceremos as diretrizes dos programas sociais do Ministério e sobre os perfis prioritários para a concessão dos benefícios. Com isso, poderemos explicar também para as famílias, porque algumas vezes pessoas nas mesmas condições de vulnerabilidade não se enquadram na concessão”, destaca Clarice. A coordenadora também explica que após o curso, ela e o outro representante da cidade de Cachoeirinha, estarão habilitados a coordenar o Cadastro na sua região de abrangência.
Para o prefeito Cláudio Silva, a capacitação qualifica os profissionais para atuar na ponta do atendimento, acolhendo a comunidade e aproximando os entrevistadores das famílias cadastradas no serviço. Além de garantir o bom funcionamento do sistema. Já o secretário de Assistência Social do Município, Leonel Bernardo, destaca que ter uma representante de Parobé realizando a capacitação é o reconhecimento do bom funcionamento dos programas na cidade.


