A Câmara de Vereadores de Taquara realizou, recentemente, a instalação de uma frente parlamentar em defesa dos direitos da mulher. A comissão é presidida pelo vereador Roberto Timóteo (PP) e tem como relatora a vereadora Sirlei Silveira (PTB). Também são integrantes os vereadores Moisés Rangel (PSC), Adalberto Lemos (PDT), Sandra Schaeffer (PSDB) e Valdecir Almeida (Pros). A ideia é desenvolver ações voltadas à conscientização das mulheres em relação aos seus direitos.
De acordo com Timóteo, a ideia de criação da frente surgiu da constatação de que Taquara registra muitas ocorrências de violação aos direitos das mulheres. Essa constatação veio à tona a partir de um trabalho liderado pela Prefeitura, através do gabinete do vice-prefeito Carlos Alberto Pimentel, que está buscando articular a rede de proteção às mulheres. Em recente reunião com a presença de representantes das corporações policiais, foi revelado que o número de casos relacionados à violência contra as mulheres é elevado em Taquara.
O presidente da Frente informou que a ideia é trabalhar a conscientização das mulheres. Para tanto, deverá ser elaborado um material informativo sobre os direitos e as formas de denunciar eventuais violações, com a distribuição desta cartilha em semáforos, escolas, postos de saúde e, também, nos pontos de leitura instalados em vários locais de Taquara. Ainda nesta semana, Timóteo pretende fazer uma visita à Assembleia Legislativa e, entre outros assuntos, verificar se algum deputado estadual, ou o próprio Parlamento gaúcho, já elaborou material informativo a respeito do tema, que possa ser utilizado na conscientização em Taquara.
Segundo Beto Timóteo, a criação desta Frente Parlamentar é importante para trabalhar as políticas públicas voltadas à mulher em nível local. O vereador pontuou que a iniciativa se torna mais significativa num momento em que o governo do Estado extinguiu a Secretaria de Políticas para as Mulheres, deixando essa área sem representação no plano estadual, o que exige dos municípios ações voltadas à proteção das mulheres.
Matéria publicada na edição impressa de 28 de agosto.


