Categoria dos trabalhadores em instituições financeiras rejeita a proposta da Federação Nacional dos Bancos, FENABAN, e adere à greve nacional, por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira, 06 de setembro. A Direção do Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana comunicou que também vai aderir ao movimento.
Na última semana, foram realizadas reuniões nas agências do Itaú de Taquara, Caixa Federal de Igrejinha, São Francisco de Paula e Taquara. Com a presença da Diretora da – Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande Do Sul – Fetrafi/RS Maristela Rocha, além do Banco do Brasil de Nova Hartz e Banrisul de São Francisco de Paula. Durante os encontros foram abordadas duas frentes de luta na Campanha Salarial 2016 e posicionamento contra o pacote de retirada de direitos em curso no Congresso Nacional.
Na noite de hoje, 05 de setembro, o Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana realiza Assembleia Organizativa, na sede do sindicato, na Rua Tristão Monteiro, 1678, centro, Taquara, às 18h30. Para organizar a greve a partir do dia 06 de setembro, amanhã.
Reivindicações dos Bancários
Os eixos centrais da campanha são: reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$3.940,24 em junho), combate às metas abusivas, ao assédio moral e sexual, fim da terceirização. Além da defesa das empresas públicas, e posicionamento contra o pacote de retirada de direitos em curso no Congresso Nacional.
O lucro dos bancos
O lucro dos cinco maiores bancos (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa) no primeiro semestre de 2016 chegou a R$ 29,7 bilhões. Houve corte de 7.897 postos de trabalho nos primeiros sete meses do ano.
Proposta rebaixada
Os bancos ofereceram reajuste salarial de 6,5%. A inflação acumulada no período foi de 9,55%. As regras para a PLR continuariam as mesmas de 2015.
Alternativas ao recesso
Caixa Eletrônico: podem ser efetuados pagamentos de contas não vencidas, consulta a saldos e extratos, depósitos, transferências, recebimento de benefícios, talões de cheques, bloqueios e desbloqueios de cartões, investimentos e recarga de celular.
Lotéricas e posto dos Correios, os correspondentes autorizados: pagamentos de água; luz; telefone – com ou sem fatura; tributos municipais ou estaduais;
Boletos de bancos; carnês; INSS/GPS; FGTS-GFR / GRRF / GRDE (com código de barras) e contribuição sindical, em dinheiro;
Bolsa Família; INSS; FGTS; Seguro Desemprego; PIS; com cartão magnético;Saque em conta corrente ou em conta poupança;
Consulta de saldo e extrato de contas corrente ou poupança; empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS e empregados de empresas conveniadas e recarga de celular.
Internet site dos bancos ou aplicativos para celular


