Geral

Recadastramento biométrico está em andamento para eleitores de Parobé e Taquara

Prioridade é para os eleitores parobeenses, visto que prazo se encerra, no município, em 2018.

Está sendo realizado, no Cartório Eleitoral da 55ª Zona, em Taquara, o recadastramento biométrico dos eleitores. A medida é obrigatória e vale para os eleitores de Taquara e Parobé. A prioridade, neste momento, é a realização por parte dos parobeenses, uma vez que o prazo para este recadastramento se encerra em 2018. No caso de Taquara, o recadastramento deverá ser feito até as eleições de 2020. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.

Em entrevista ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara, a chefe do Cartório, Sônia Heimann Reinke, explicou que o título eleitoral é um dos documentos mais importantes, por ser exigido em vários outros serviços. Por isso, destacou a necessidade de estar com o documento atualizado. O eleitor que não fizer o recadastramento dentro dos prazos, corre o risco de ter o documento cancelado. No caso de Parobé, só não houve uma campanha maior, ainda, devido à indefinição se haverá ou não a necessidade de novas eleições no município. Caso ocorra novo pleito, os atuais documentos ainda poderão ser usados. Mesmo assim, até o ano que vem, deverá ocorrer o recadastramento. Por isso a orientação de que os eleitores procurem o serviço o quanto antes, a fim de evitar deixar para a última hora.

É o caso também de Taquara, que tem um prazo maior para o recadastramento biométrico. Segundo Sônia, os eleitores podem aproveitar o período em que o atendimento está mais tranquilo no Cartório, evitar as filas e garantir que o documento estará atualizado. A chefe ressaltou que todas as urnas da região são novas e, portanto, equipadas com a identificação biométrica. Com isso, assim que o eleitor tiver feito o recadastro, votará utilizando as impressões digitais. Segundo Sônia, a medida é mais uma das formas de assegurar a segurança ao processo de votação eletrônica do Brasil.