Educação

Cimol é escola com maior número de projetos premiados na MEP 2018

Escola conquistou medalhas em seis dos sete projetos apresentados durante mostra de educação profissional em Caxias do Sul.
Alunos e professores comemoram o bom resultado no evento. Cristiano Vargas/Jornal Panorama

Mantendo a tradição de bons desempenhos em feiras, a Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (Cimol) conquistou medalhas em seis dos sete projetos apresentados na 14ª Mostra de Escolas Estaduais da Educação Profissional (MEP), em Caxias do Sul, entre a quarta e a sexta-feira passadas. O resultado foi um dos melhores do evento, que contou com a apresentação de 36 trabalhos de educandários da Região Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Paranhana e Serra.

 

Paola com o certificado pela participação no Ciência no Minho. Divulgação

O Cimol teve o maior número de projetos premiados dentre os participantes. Também foi o único a garantir dois títulos de primeiro lugar. Em 2016, dos oito trabalhos apresentados no evento, sete medalharam. Isto é visto pelo diretor Silvio Quintino de Mello como reflexo da metodologia de ensino e do incentivo à pesquisa, iniciada pelo professor Harald Bauer. “Quando o aluno aprende desta maneira, torna-se o autor do próprio conhecimento”, refletiu.

Todos os projetos levados para a MEP foram premiados na Feira de Inovação Tecnológica (Feintec) do ano passado. O evento organizado pela Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), órgão da Secretaria de Estado da Educação, é visto como a oportunidade de os estudantes aperfeiçoarem os trabalhos e colocarem a teoria em prática, conforme o professor Israel Candemil Haack. Foi sob a orientação dele o primeiro lugar no eixo produção industrial, com o projeto Estímulo para o Desenvolvimento Infantil Através do Mobiliário Multifuncional, da aluna Paola Machado de Almeida.

O trabalho de Paola, do curso de Design de Móveis, também foi apresentado no Ciência no Minho, promovido pela Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal, entre os dias 24 e 28 de julho. A estudante foi selecionada pelo Programa de Incentivo à Ciência, à Tecnologia e à Inovação da Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (Rede POC) devido ao destaque na Feintec. O projeto de mobiliário multifuncional, no qual a criança teria maior interação com os móveis, visa a estimular o desenvolvimento infantil. “Apresentei para a co-reitora da universidade, que disse que eu estava de parabéns, que deveria aplicar o projeto na prática”, comentou a aluna.

O outro primeiro lugar do educandário foi com o projeto Controle Presencial para Piscina, dos alunos Henrique Gabriel dos Santos, Eduarda Farias da Silva e Maria Eduarda Souza Hack Hahn, com a orientação do professor Tiago Ulrich. Segundo os idealizadores, sensores infravermelhos acusariam quando a criança se aproximar das bordas da piscina, seja por sinal sonoro ou avisando por aplicativo via bluetooth. Eduarda e Maria contam que consultaram um médico do município, que afirmou que o ruído serviria também para afastar o menor.

Os projetos da Casa Container com Materiais Sustentáveis e o de Concreto Permeável e Reaproveitamento da Água ficaram com segundos lugares. Já os trabalhos sobre spa temático inspirado na cidade de Pompeia e o de Material Alternativo Composto de Serragem alcançaram a medalha de bronze. O diretor Silvio destacou que todos tiveram como semelhança o empenho dos estudantes, muitos desenvolvendo atividades extraclasse, inclusive em finais de semana.